Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


25
maio2013

Consolidação das Leis do Trabalho: 70 anos de conquistas sociais

Compartilhar com

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região inaugurou no dia 29/4 exposição em comemoração ao aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trata-se da mostra “70 Anos de Conquista Social”, que apresenta cenas marcantes do processo de homologação da legislação trabalhista. Ao todo, são sete painéis instalados no Passadiço Cultural – servidão que liga os fóruns trabalhistas da Rua do Lavradio e da Avenida Gomes Freire, no bairro da Lapa.

A mostra, realizada pelo Instituto Justiça & Cidadania em parceria com o Tribunal, ajuda a contar, através de imagens, como foi a elaboração e evolução da publicação que unificou toda a legislação trabalhista existente no Brasil. Os painéis da exposição trazem reproduções das primeiras leis trabalhistas; cenas de trabalhadores no campo e também nas fábricas; recortes de jornais da época e da promulgação da Constituição de 1988; o registro do ex-presidente Getúlio Vargas no Estádio de São Januário anunciando a instalação da Justiça do Trabalho; dentre outras imagens.

Dando início à cerimônia de inauguração, o desembargador Nelson Tomaz Braga, decano do Tribunal e representando a Presidência, ressaltou que recebia a exposição com muita alegria, pois a mesma estava sendo realizada em um espaço conquistado após muito esforço. “O Passadiço hoje é tão importante para o Tribunal que, em menos de um ano, já é a segunda exposição que realizamos aqui. Agradeço aos magistrados e servidores por serem os responsáveis por isso. Eles são o esteio da casa”, completou.

Após o magistrado declarar aberta a exposição, foram distribuídos exemplares da publicação “Consolidação das Leis do Trabalho: edição histórica 70 anos”, lançada na ocasião dos 50 anos da CLT e organizada pelo ex-presidente do TRT/RJ, desembargador Aloysio Santos, que também prestigiou a inauguração. A obra também traz textos do jurista Arnaldo Süssekind, falecido no ano passado.

Estiveram presentes também na solenidade os desembargadores do TRT-1ª Região Ana Maria Soares (corregedora do Regional), Theocrito Borges dos Santos Filho, Mário Sérgio Medeiros Pinheiro e Marcelo Antero de Carvalho; os juízes Mauricio Pizarro Drummond e Paulo Périssé; Tiago Salles, presidente do Instituto Justiça & Cidadania; Narciso Gonçalves, representando a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, patrocinadora da mostra; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Esteves Torres; o presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (ACAT), José Luis Xavier; o procurador Arion Sayão Romita; e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Vinícius Cordeiro.

A exposição tem entrada franca e pode ser vista até o dia 22 de setembro.

(Com informações da Ascom – TRT/RJ)

Acesse os sites:

www.editorajc.com.br/clt70anos

www.editorajc.com.br/passadico