Carta ao Leitor

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Tiago_Queridos amigos e leitores, durante os próximos meses, infelizmente, ficaremos sem nosso Editor. Orpheu se encontra hospitalizado, acometido pela Síndrome de Guillain-Barré. Sem a sua caneta afinada e tampouco sua experiência de vida para narrar com precisão os acontecimentos políticos da atualidade, usarei seu espaço para tratar dessa edição, quase especial.

A começar pela capa, que traz o Advogado-Geral da União, Ministro Fabio Medina. Especialista em leis sobre combate à corrupção, foi promotor público, é mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor pela Universidade Complutense de Madrid. Pelos amigos que temos em comum e que o indicaram para a entrevista de capa, tenho a certeza de sua honestidade e capacidade para desempenhar o cargo de AGU, principalmente por acreditar que essa instituição pode desafogar o Judiciário brasileiro.

Nessa ótica de projetos que levem à diminuição da quantidade de processos no Brasil, realizamos mais uma edição do programa “Conversa com o Judiciário”, criado pelo Instituto Justiça & Cidadania com o papel de aproximar o Poder Judiciário da Sociedade Civil e, assim, estreitar laços e encontrar caminhos para a diminuição das demandas judiciais.

Esse último encontro foi realizado, mais uma vez, na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e recebemos, para participar do debate, os Diretores do Itaú-Unibanco José Virgilio Vita, Adriano Volpini e Flávio Ribeiro Iglesias além da Dra. Leila Melo, Diretora Jurídica da empresa, a quem não posso deixar de agradecer por acreditar nesse nosso projeto e por trazer outros executivos para discutirem com os magistrados do Rio de Janeiro mudanças na estratégia do banco para diminuir a demanda de processos que tanto assoberba os tribunais do País. Tivemos a participação do Desembargador Marcos Alcino e dos Juízes Alexandre Gonçalvez e Flávio Citro, que presidiu e coordenou todo o evento.

Participamos também, no início de julho, do Seminário de Verão da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, organizado pelo Instituto de Pesquisas Jurídicas Avançadas (Ipeja), pela Associação de Estudos Europeus de Coimbra (Aeec) e pela Fundação Getúlio Vargas Projetos (FGV Projetos), cujo tema foi “O papel do Direito nos Desafios Globais, Imigração, Clima e Democracia Fiscal”. Agradeço pelo convite e parabenizo pelo sucesso o Professor Rubens Lopes Cruz, presidente do Ipeja; a Dra Cristiane Frota, Diretora do Ipeja; Professor Manuel Porto, presidente da Aeec e o Dr. Cesar Cunha Campos, Diretor da FGV Projetos.

Esse Seminário de Verão nos apresentou o difícil cenário que a modernidade nos impõe: excesso populacional, problemas ambientais, intolerância de todos os tipos e, o pior de todos os problemas, o terrorismo. Foi gratificante ver diversos especialistas brasileiros confrontando e debatendo ideias com os anfitriões, portugueses, provando que o estudo do Direito no Brasil é avançado e acompanha os acontecimentos globais.

Boa leitura!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Cor da Pele (skin)
Opções de layout
Layout patterns
Imagens de layout em caixa
header topbar
header color
header position
X