Edição

Conversa com o Judiciário, em novo formato

14 de junho de 2021

Compartilhe:

Desde 2012, a Revista Justiça & Cidadania realiza o projeto “Conversa com o Judiciário”, iniciativa que busca aprofundar o debate sobre temas jurídicos relevantes entre magistrados, juristas e diferentes setores econômicos. Mais de 80 eventos já foram realizados na forma de seminários, simpósios e talk shows.

Desde o início da pandemia, com as mudanças na realização de eventos e consumo de informação forçadas pelo necessário isolamento social, o projeto buscou se adaptar a novos formatos. Primeiro com os webinars, que já mobilizaram um público de milhares de pessoas em quase duas dezenas de eventos digitais. E agora com o formato podcast.

Desde maio, o público da Revista pode ouvir quando e onde quiser os debates gravados em áudio entre magistrados, juristas e especialistas em diferentes temas. “Assim, conseguimos estar mais presentes na vida das pessoas, estejam elas em home office ou cumprindo alguma atividade essencial. É um mercado em amadurecimento, mas as pesquisas já identificaram que 40% dos brasileiros já conhecem o formato podcast, plataforma que está superando o status de nicho”, comenta a Diretora do programa e da Redação da Revista Justiça & Cidadania,  Erika Branco.   

A curadoria e mediação dos debates fica sob a responsabilidade do presidente do Conselho Editorial da Revista, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, e a apresentação de cada episódio é feita pelo Editor-Executivo da Revista, Tiago Salles.. O programa é uma alternativa para os profissionais das carreiras do Direito que têm pouco ou nenhum tempo para se aprofundar na discussão de temas jurídicos por meio de textos ou vídeos. Com um novo assunto a cada semana, o “Conversa” tem alcançado um público cada vez maior nos aplicativos de podcast e streaming, como o Spotify.

“São debates sem formalismo com grandes especialistas, que explicam os assuntos em profundidade, porém em linguagem acessível, o que torna o programa muito interessante tanto para os estudantes de Direito quanto para os profissionais mais experientes”, conta o Ministro Luis Felipe Salomão.

A estreia, na primeira semana de maio, foi com o episódio sobre a resolução do Ministério da Educação que tornou obrigatórias as disciplinas de Direito Financeiro e de Direito Digital na grade curricular da graduação em Direito. O debate contou com a participação do professor de Direito Civil Flávio Tartuce e do Desembargador Federal Marcus Abraham.

Qual a percepção da população sobre o Judiciário? Esse foi o tema do segundo episódio, que falou sobre a pesquisa JusBarômetroSP, encomendada pela Associação paulista de Magistrados (Apamagis), que trouxe um retrato da opinião de mil entrevistados em São Paulo sobre o Judiciário paulista e nacional. O debate contou com a participação da Presidente da Apamagis, Juíza Vanessa Mateus, com o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Desembargador Geraldo Pinheiro Franco, da Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Juíza Renata Gil, com o ex-Presidente da mesma entidade, Juiz Jayme Oliveira Neto, e do Presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), Antonio Lavareda.

No terceiro episódio o assunto foi “Carreiras do Direito: mulheres são maioria, mas persiste a desigualdade”, que contou com a participação da Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Kátia Magalhães Arruda, da advogada e economista Elena Landau, e da Juíza de Direito Tula Corrêa de Mello, titular da 20ª Vara Criminal do Rio de Janeiro – que falaram sobre suas trajetórias e também sobre os esforços aos quais se somam para erradicar a desigualdade de gênero na magistratura e na advocacia.

Os primeiros impactos da Lei nº 14.112/2020, a nova Lei da Recuperação Judicial, foram assuntos do quarto episódio, na última semana de maio, que reuniu visões dos diferentes atores envolvidos nos processos de recuperação e falência de empresas: advogados, administradores judiciais e magistrados. O debate contou com a participação do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ex-Presidente da OAB do Acre, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues; do Juiz Titular da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Paulo Assed Estefan; do administrador judicial e Presidente do Instituto Brasileiro de Insolvência (Ibajud) Bruno Rezende; e da Vice-Presidente da OAB-RJ, a advogada Ana Tereza Basilio.

O último episódio gravado até agora foi sobre os  “Desafios empresariais durante e pós-pandemia”, do qual participaram o professor de Direito Civil da UERJ, Flávio Galdino, e o economista e engenheiro Alexandre Câmara, diretor do Banco BTG Pactual.

Os novos episódios vão ao ar sempre às terças-feiras no Spotify, no Google Podcasts, no Anchor e em outras plataformas de streaming. As versões em vídeo ficam disponíveis no canal de YouTube da Revista. Escolha a sua forma preferida de assistir e aperte o play!