Editoras FGV Direito Rio e Forense lançam livro “A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas”

Compartilhar com

CapaObra de Cássio Cavalli e Luiz Roberto Ayoub será lançada dia 28 de agosto, na AMAERJ

No momento em que a Nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas (Lei 11.101/2005) completo oito anos de vigência, os professores Luiz Roberto Ayoub e Cássio Cavalli, da FGV Direito Rio, chamam atenção para a importância do tema com o lançamento do livro A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas (Editora Forense). Para elaborar a obra, os autores realizaram uma extensa pesquisa que envolveu a coleta de milhares de decisões judiciais de 19 Tribunais de Justiça e do TST, STJ e STF.

Dividido em nove capítulos, o livro tem prefácio assinado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, e apresentação assinada pelo advogado Paulo Penalva Santos. O objetivo dos autores é traçar um retrato detalhado da forma como a jurisprudência brasileira tem construído o instituto da recuperação judicial de empresas. O resultado é uma obra completa, de grande valor acadêmico, contendo as diversas e muitas vezes divergentes orientações encontradas nos tribunais brasileiros. “Buscamos descrever o instituto da recuperação judicial conforme ele se apresenta na vida forense e econômica. O livro, claro, trata da recuperação judicial, mas enfatizando as matizadas relações entre o direito concursal e o direito dos contratos, o direito do trabalho, o direito tributário, enfim, os demais ramos do direito que, em conjunto, cuidam de disciplinar o fenômeno econômico da empresa e de sua recuperação”, explica o professor Cássio Cavalli.

O livro pode ser de boa utilidade para aqueles que cuidam da construção cotidiana da recuperação judicial, como magistrados, advogados e promotores, e também àqueles que buscam refletir sobre o quanto já foi consolidado nos tribunais, como professores e acadêmicos. A obra oferece aos leitores a oportunidade de conhecer entendimentos judiciais já consolidados e outros ainda recentes e difusos. “O livro é muito importante para aqueles que militam na seara empresarial, porque terão a oportunidade de conhecer o pensamento dos maiores responsáveis pela construção da nossa jurisprudência acerca do tema. O livro traz um grande manancial de decisões colhidas das mais diversas Cortes do país”, diz o professor Luiz Roberto Ayoub.

A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas é o primeiro livro da nova parceria firmada entre a FGV Direito Rio e a editora Forense, que pretende dar ainda mais destaque à divulgação do conteúdo acadêmico produzido pelos professores da instituição.

Sobre os autores

Cássio Cavalli – Doutor em Direito Comercial pela UFRGS, mestre em Direito pela PUC-RS e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS. Professor de Direito da Empresa da FGV Direito Rio e professor responsável pelo Curso de Pós-graduação em Direito Empresarial do FGV Law Program.

Luiz Roberto Ayoub – Professor Supervisor do Centro de Justiça e Sociedade — CJUS da FGV Direito Rio, mestre em Direito Processual Civil e bacharel em Direito pela UNESA. Juiz Titular da 1º Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. É responsável pelo Curso de Pós-graduação em Direito Empresarial e docente do Programa de Capacitação em Poder Judiciário.

Serviço

Título: A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas
ISBN: 9788530948603
Autores: Luiz Roberto Ayoub e Cássio Machado
Editoras: FGV Direito Rio e Forense
Acabamento: Brochura
Formato: 16 X 23
Edição: 2013
Número de páginas: 312

Lançamento
Data: 28 de agosto (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMAERJ) – Rua Dom Manoel, 29, sala 104, Centro

(Com informações de Frase Comunicação)

Cor da Pele (skin)
Opções de layout
Layout patterns
Imagens de layout em caixa
header topbar
header color
header position
X