Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


Encontro Nacional de Diretores de Escolas de Magistratura

Compartilhar com

Diretores de escolas de magistratura estaduais, federais, trabalhistas, militares e eleitorais de todo o país estiveram reunidos na cidade de Mangaratiba no Rio de Janeiro participando do Encontro Nacional de Diretores de Escola de Magistratura, realizado pela ENM – Escola Nacional de Magistratura, órgão da Associação de Magistrados do Brasil – AMB.

Durante três dias foram discutidos temas relacionados à magistratura, deles participando ilustres figuras do Judiciário e dos meios jurídicos. O jurista Dalmo de Abreu Dallari proferiu a palestra de abertura, abordando “A Importância ética da formação e do aperfeiçoamento do magistrado”.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, falou sobre a “A Reforma do Judiciário e as Escolas de Magistratura”:

“A escola que estamos preparando será apenas um órgão regulador. Não queremos mais um trambolho. O importante é assegurar a economia do dinheiro público e termos uma escola mais ágil e moderna”, afirmou.

O ministro do TST, Ives Gandra Martins Filho, abordou o tema “O Tribunal Superior do Trabalho e as Escolas de Magistratura”. Para Martins, a criação das escolas nacionais de formação e aperfeiçoamento dos magistrados foi acertada e fundamental para a melhoria da qualidade das instituições já existentes. “Espero haver mudanças nos atuais modelos de escolas de magistratura e que estas passem a enfocar o lado humanístico, para formar efetivamente juízes”, disse.

A ministra do STJ, Eliana Calmon que coordena o grupo de trabalho da ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – disse durante o Encontro:

“Não queremos acabar com as escolas de magistratura que estão dando certo, mas esperamos que elas passem a funcionar preocupadas sim com a formação dos magistrados. Essa é a idéia”.

Em entrevista a Tiago Salles da Revista Justiça & Cidadania, o desembargador Luis Felipe Salomão, diretor da Escola Nacional de Magistratura – vinculada a AMB – comenta as discussões realizadas no encontro, os anseios dos diretores de escola e os projetos da ENM/AMB.