Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


11
set2014

Justa homenagem

Compartilhar com

joenildoPersonalidades ligadas ao mundo jurídico foram homenageadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS). No último dia 6 de agosto, a corte conferiu, em sua sede, o Colar do Mérito Judiciário, mais alto reconhecimento do Poder Judiciário daquele Estado. O jornalista e editor da Revista Justiça & Cidadania, Orpheu Salles, foi um dos agraciados.

A solenidade aconteceu na sede do TJMS em ceri­mônia aberta com a apresentação da Banda de Música do Comando Militar do Oeste. Também receberam a comenda o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) Antônio Rulli Júnior; o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Nívio Geraldo Gonçalves; os desembargadores aposentados do TJMS Rubens Bergonzi Bossay e Luiz Carlos Santini; o general de exército João Francisco Ferreira; a serventuária Margarida Machado Maranhão da Rosa; e a diretora do Jornal O Progresso, Adiles do Amaral Torres. Na ocasião, também houve a homenagem póstuma aos desembargadores do TJMS, João Carlos Brandes Garcia e Marilza Lúcia Fortes.

Na ocasião, o presidente do TJMS, desembargador Joenildo de Sousa Chaves, destacou a importância da homenagem. “Este é um momento em que o Judiciário reconhece o trabalho desenvolvido por pessoas que contribuíram, por meio de ações e parcerias, para o crescimento do Judiciário sul-mato-grossense”, afirmou.

A desembargadora Maria Isabel de Matos Rocha, também do TJMS, discursou para os agraciados. “O Brasil precisa de homens e mulheres dignos como os senhores, para que levantem mais alto a bandeira da Justiça e da cidadania em uma sociedade que tanto clama por elas”, afirmou a magistrada. Segundo a desembargadora, os homenageados, “de variados modos, defenderam a Constituição e os valores da ética, da justiça e da paz social, e ajudaram o homem comum a construir a consciência da cidadania”.

O vice-presidente da Seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil também se pronunciou. “Somente coroa a trajetória pessoal e profissional de todos os que ora a recebem e de que são merecedores, em razão do inequívoco reconhecimento de vossas excelências que se destacaram no exercício de seu múnus em prol da sociedade”, disse.

A homenagem prestada pelo TJMS a Orpheu Salles, com o Colar do Mérito Judiciário, se junta as condecorações outorgadas pelo Superior Tribunal Militar, Superior Tribunal do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 1a Região, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que tornaram o jornalista o mais homenageado pelo Poder Judiciário.