TRT-10 comemora três décadas com lançamento de livro histórico

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

TRT-10Em prestigiado evento, o livro “Três Décadas de Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região” foi lançado no dia 11 de março de 2014, no saguão da Sala de Sessões Herácito Pena Júnior, na sede da Corte. Também foi inaugurada exposição de fotos que contam a história do TRT10.

A presidente do Tribunal, desembargadora Elaine Vasconcelos, destacou que a publicação é de “notável importância” não só para a Corte como para toda a sociedade. “Assim, a memória do nosso Tribunal nada mais é que a presença do seu passado. Nossa história dá vida à memória da Corte, mantendo na lembrança os fatos e feitos de maior notoriedade, para que não caiam no esquecimento, servindo de base para as próximas ações”, disse.

O ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) José Luciano de Castilho Pereira, que escreveu o prefácio do livro, lembrou que faz parte da história do TRT10, onde foi juiz. “Quando eu vim para cá como juiz substituto, ainda não tinha o Tribunal, só as Juntas de Conciliação e Julgamento. Celebrar o passado é importante para a Justiça do Trabalho, pois o Direito do Trabalho sempre tem que ser revisto para manter suas origens e sua missão, que é trazer justiça social”, apontou.

O presidente do Instituto Justiça e Cidadania, Tiago Soares Santos Salles, responsável pela publicação, afirmou que o livro faz parte de um projeto de registrar a história de todos os tribunais brasileiros. “É pelo Poder Judiciário que se consolida a democracia no país. O TRT da 10ª Região já uma Corte consolidada e conhecida por sua jurisprudência”, apontou. O representante da Caixa Econômica Federal (CEF), Henrique Rennó, afirmou que foi uma satisfação para a instituição ter patrocinado a obra.

Compareceram ao evento ainda os ministros do TST Alexandre de Souza Agra Belmonte e Maria de Assis Calsing, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 10ª Região, Alessandro Santos de Miranda, a presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 10ª Região, Noemia Porto, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, Severino Cazajeiras, desembargadores ativos e aposentados, juízes, advogados, servidores e colaboradores do Tribunal.

História

Com quase 200 páginas e dividido em cinco capítulos, o livro “Três Décadas de Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região” é fruto de um longo e intenso levantamento histórico. Com o apoio da equipe do Núcleo de Comunicação do Tribunal, a Editora JC, responsável pela publicação, coletou dados do acervo processual, entrevistou magistrados e servidores, bem como selecionou as imagens que ilustram as galerias e toda arte do livro.

O texto percorre a breve história da Justiça no Brasil e a inauguração de Brasília, até chegar à criação do Tribunal. Além disso, o livro destaca os casos judiciais mais relevantes julgados pela Décima Região. Por fim, a publicação faz uma homenagem ao juiz Herácito Pena Júnior, que ajudou a instalar a Justiça do Trabalho em Brasília, foi o primeiro presidente do TRT10, no biênio 1982-1984, e atualmente dá nome à sala de sessões plenárias do Tribunal.

Patrocínio
Caixa

 


Faça o download do livro, TRT – 10ª Região “Três Décadas de Trabalho” – 2014clicando no link abaixo ou usando o seu smartphone ou tablet para a leitura do QR Code.

TRT-10

 

 

TRT – 10ª Região “Três Décadas de Trabalho”

* Com informações da Imprensa do TRT-10

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Cor da Pele (skin)
Opções de layout
Layout patterns
Imagens de layout em caixa
header topbar
header color
header position
X