Missão dada, missão cumprida

Compartilhar com
À frente do Sesc RJ e do Senac RJ, o interventor Luiz Gastão Bittencourt, em seis meses, colheu os resultados de uma gestão moderna, austera, transformadora e fiel às missões das duas instituições

Sesc RJ e Senac RJ devolvem à população fluminense e à família comerciária as razões de ser das instituições. Casas reconstruídas, reconectadas ao Sistema e saneadas financeiramente em apenas seis meses

A missão podia parecer quase impossível, os estorvos eram tremendos, mas, acima de tudo, havia a certeza de que o desafio seria cumprido. Dito e feito. Em seis meses de uma gestão moderna, austera, transformadora e fiel às missões destas duas instituições históricas, o Sesc RJ e o Senac RJ, sob intervenção, conseguiram se reestruturar e serem saneados financeiramente, permitindo que ambos recuperassem sua credibilidade, suas atividades essenciais e o respeito e a utilidade para o povo fluminense. Nenhum esforço foi medido para que Sesc RJ e Senac RJ retomassem suas vocações de proporcionar qualidade de vida, bem-estar e educação à sociedade do Estado do Rio de Janeiro, ainda cheia de desigualdades, e que vive um momento particularmente difícil de sua História.

Sob o comando do Interventor Luiz Gastão Bittencourt – que se licenciou do Sistema Fecomércio Ceará, para assumir, em terras fluminenses, a missão dada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) –, foi possível, após rigorosa readequação administrativo-financeira, aliada à implantação de um controle efetivo de gestão orçamentária, e sensibilidade social, promover o renascimento do Sesc RJ e do Senac RJ.

Hoje, neste novo cenário, Sesc RJ e Senac RJ já estão com 80% de seus orçamentos direcionados às suas atividades-fim. Parece trivial, mas não é. Esta conquista teve como maior beneficiária a família comerciária, que reencontrou seus espaços e equipamentos, além da população do Estado. A nova gestão segue obedecendo minuciosa auditoria do Sistema, cujas contas seguem sendo prestadas ao Tribunal de Contas da União.

“Encontramos uma realidade nesta regional, completamente fora de conformidade nas áreas
Administrativa e Financeira nas duas instituições, que estavam, naquele momento, desconectadas de suas missões e de costas para a população fluminense. Com muito esforço e dedicação de um time comprometido, alcançamos resultados significativos, que fizeram Sesc RJ e Senac RJ reencontrarem suas verdadeiras missões. O Sesc RJ está sendo reconstruído. E o Senac RJ reconectado ao Sistema. Com isso, a sociedade fluminense recebe de volta serviços capazes de transformar suas vidas, o que é nosso dever e nossa obrigação”, afirma o Interventor.

Os usuários do Sesc RJ e do Senac RJ percebem as profundas mudanças no dia a dia. O Senac RJ, referência em Educação Profissional há 70 anos, decidiu reformular seu modelo pedagógico, alinhado com as diretrizes do Senac Nacional. Já no que diz respeito ao Sesc RJ, que tem a responsabilidade social em sua essência, é preciso abrir horizontes. A instituição atende hoje apenas 6% dos comerciários do Estado. A meta é chegar, a curto prazo, a um patamar de 30% dos comerciários do Rio, o que representará algo em torno de 1 milhão de usuários.

As Unidades renasceram, literalmente. Foram 2,2 mil atividades culturais durante o primeiro semestre. Isso sem falar do Festival Sesc de Inverno, recém-
-encerrado, evento multilinguagem que é o ponto máximo do calendário oficial das Casas, e que atraiu, em números preliminares, pelo menos meio milhão de pessoas à Região Serrana agora em julho.

Para reverter o declínio das duas instituições e devolvê-las ao Rio de Janeiro, saneadas e reconectadas com suas missões, o Interventor conta com o apoio da Diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, e da Diretora Regional do Senac RJ, Ana Claudia Martins, além de uma brilhante equipe multiregional. Nessa empreitada, a gestão das duas Casas encontrou a sintonia com a nova gestão da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), presidida por Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, retomando a irmandade destas instituições.

Na busca pelo resgate das ações de cidadania do Sesc RJ e do Senac RJ, a gestão atual resgatou projetos e programas que contribuem para proporcionar educação, qualidade de vida e bem-estar da população. Entre eles estão a retomada dos serviços de Odontologia, Educação Infantil, Turismo Social (mais de 20 mil atendimentos) e a inauguração de três academias de musculação (já com mais de 400 inscritos). Do lado do Senac RJ, veio, afinal, a integração à Rede Nacional de Ensino a Distância Senac e a criação do Banco de Oportunidades. Junto, a reativação das Unidades Móveis OdontoSesc e BiblioSesc, o crescimento da atuação do programa Mesa Brasil Sesc RJ, um exemplo mundial de combate à fome e ao desperdício, e a realização dos Comitês Técnicos Setoriais, unindo sustentabilidade e economia criativa.

Entre as ações estratégicas, a nova administração vem firmando parcerias com órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura em diferentes esferas. Uma delas contribuiu para impulsionar o Legado Olímpico em complexos dos Jogos 2016, mais especificamente no Parque Radical, em Deodoro, e na Arena Carioca 3, na Barra da Tijuca. Outro acordo firmado com o governador Luiz Fernando Pezão, um parceiro de todas as horas, ampliou a oferta de novos projetos de Educação Profissional em comunidades cariocas, como a Rocinha, por meio da criação da Unidade Avançada de Hospitalidade Senac RJ.

O caminho para a reestruturação do Sesc RJ e do Senac RJ ainda está sendo percorrido, afirma o Interventor. As metas são ousadas, como, por exemplo, mais que dobrar (para 17,5 milhões), este ano, o número de atendimentos realizados nas áreas de atuação do Sesc RJ (Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência), em relação a 2017 (quase 7 milhões). Para isso, a atual administração elevou em 75% (R$ 120.600 milhões) o orçamento para a programação da instituição, em relação a 2017 (quase R$ 50 milhões).

Conheça um pouco mais desta revolução pelo bem do Rio de Janeiro:

Senac RJ: integração à Rede Nacional de Ensino a Distância e implantação do Modelo Pedagógico Senac

SESC RJ E SENAC RJ

Parceria de Educação com o Governo do Estado

A nova gestão do Sesc RJ e do Senac RJ fechou importante parceria com o governador Luiz Fernando Pezão, por meio da Secretaria de Educação do Estado. O objetivo é que Sesc RJ e Senac RJ levem o melhor da sua programação e de seu portfólio a 600 escolas da rede estadual, melhorando, assim, a formação das turmas do Ensino Médio, ao oferecer novas áreas de conhecimento, de forma gratuita, em regiões de baixa renda do Estado. A parceria beneficiará até 250 mil alunos.

Legado Olímpico

Fruto da parceria com a Prefeitura, o projeto Legado Olímpico utiliza, com intensa programação, os dois espaços construídos para os Jogos 2016, o Parque Radical de Deodoro e a Arena Carioca 3, oferecendo ao público atividades gratuitas do Sesc RJ e do Senac RJ. Até agora, já foram realizados 30 mil atendimentos nos dois espaços. A meta é chegar a 300 mil atendimentos até o fim do ano.

SESC RJ

Mesa Brasil Sesc RJ

Ícone nacional do combate à fome e ao desperdício o programa integra a rede nacional de banco de alimentos contra a fome e o desperdício. De janeiro a julho, foram doadas cerca 500 toneladas de alimentos a 400 instituições sociais, beneficiando mais de 50 mil pessoas. De janeiro a maio, 79.300 pessoas foram atendidas em cursos, encontros, oficinas e palestras. A meta é arrecadar este ano cinco vezes mais que em 2017 e cadastrar mais 700 novas instituições assistenciais. Foram fechadas parcerias com o Centro de Abastecimento do Estado (Cadeg), que instalou um posto de coleta fixo. As equipes feminina e masculina de vôlei Sesc RJ também integram essa corrente do bem. Nas partidas da Superliga 2018, a entrada solidária incluía a doação de alimentos não perecíveis. Em 10 partidas, foram arrecadadas 9,5 toneladas.

Festival Sesc de Inverno

A 17a edição do Festival Sesc de Inverno, realizado em julho na Região Serrana, teve mais de 300 atrações culturais, a maioria gratuita, o que fomentou a economia de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Considerado o maior evento multilinguagem do país, o Festival reuniu uma intensa programação. O evento, que teve mais de 500 mil espectadores, incluiu shows de grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Milton Nascimento, Maria Rita, Frejat e Os Paralamas do Sucesso.

Unidades Móveis OdontoSesc e BiblioSesc

A nova administração atendeu um anseio da população fluminense: o incremento das atividades das Unidades Móveis OdontoSesc e BiblioSesc. A primeira delas – seis veículos com equipamentos de ponta para tratamentos odontológicos de atenção básica, como restauração, extração, raspagem, limpeza, aplicação tópica de flúor e radiografia – já prestou pelo menos 50 mil atendimentos gratuitos este ano. Já as quatro unidades BiblioSesc, que levam livros e revistas a inúmeras regiões do Estado, para incentivar o hábito da leitura, atingiram mais de 20 mil pessoas. Na área da Odontologia, as Unidades Sesc RJ que prestam esse atendimento oferecem, desde abril, três novas especialidades: prótese, endodontia (canal) e periodontia (gengiva).

O Nordeste é Aqui

O Nordeste é Aqui é um movimento de valorização da cultura nordestina no Estado, tão importante na formação étnica e cultural da população fluminense. Até dezembro, todas as Unidades Sesc RJ abrigarão uma rica programação sobre o tema, que inclui teatro, exposições, oficinas, shows, mostras de artesanato que exaltam a importância do forró no cenário cultural brasileiro. A proposta do movimento é reintegrar os esforços do Sesc RJ pela salvaguarda das matrizes do forró, promovendo o resgate e o fortalecimento de tradições e expressões do Nordeste. O Fórum Forró de Raiz, realizado em abril, foi a primeira ação do projeto. O intuito era reconhecer matrizes do forró como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Turismo Social

Dezoito Unidades Sesc RJ voltam a promover passeios e excursões na capital, em outros municípios e até em estados vizinhos. O programa já realizou mais de 20 mil atendimentos. Os preços são atrativos e há passeios gratuitos.

Cartão Sesc

O cartão Sesc oferece inúmeros benefícios aos trabalhadores do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e traz novidade: passou a ser extensivo a netos e avós. Assim, o Sesc RJ amplia o número de familiares de trabalhadores com acesso aos seus serviços, gratuitos ou a preços populares. Entre eles estão Educação Infantil, cursos de idiomas, esportes, piscinas, odontologia, turismo social, hotelaria Sesc em todo o país, além de espetáculos de teatro, música e dança. O Sesc RJ tem 420 mil cartões ativos. A meta é duplicar esse número até o fim do ano.

SENAC RJ

Ensino a Distância

O Senac é pioneiro em Ensino a Distância (EAD), ampliando sua atuação para todo o território nacional, o que a tornou a maior rede de EAD em alcance do país. Em janeiro, o Senac RJ passou a ofertar cursos técnicos na modalidade em três polos fluminenses. Com isso, o Rio passou a integrar a rede de polos no país que oferecem cursos nas áreas de Comércio, Design, Gestão, Informática, Meio Ambiente e Segurança. O Senac RJ oferece 13 cursos de Graduação, 33 de Pós-Graduação e 11 Técnicos.

Comitês Técnicos Setoriais

Os Comitês Técnicos Setoriais visam aproximar o Senac RJ dos setores produtivos fluminenses. Esses eventos têm a participação de empresários, associações de referência, sindicatos patronais e de trabalhadores, além de membros da sociedade civil, do meio acadêmico e de instituições de pesquisa, ciência e tecnologia, além de especialistas do Senac RJ. O Comitê Técnico Setorial é uma ferramenta de escuta do mercado, da sociedade e dos diversos setores atendidos pela instituição. Já foram realizados, este ano, os encontros de Turismo e Moda.

Unidade Avançada de Hospitalidade Senac RJ

Desde abril, o Senac RJ lançou a Unidade Avançada de Hospitalidade Senac RJ, em São Conrado/Rocinha, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional e aperfeiçoamento nas áreas de Turismo e Hotelaria a jovens beneficiários de programas sociais de transferência de renda no mercado de trabalho. Os participantes têm acesso a workshops do Portal do Futuro (outra ação de responsabilidade social do Senac RJ) para desenvolvimento de competências comportamentais, orientação para empreendedorismo e a oportunidade de ingressar no Programa Jovem Aprendiz, em parceria com empresas do setor.

Implantação do Modelo Pedagógico Senac

A nova administração do Senac RJ possibilitou a implementação do Modelo Pedagógico Senac, metodologia que oferece aos seus alunos os mesmos princípios pedagógicos e organização curricular praticados em todos os departamentos regionais do Senac no país. Com isso, o aluno Senac RJ pode concluir um curso em qualquer Estado.

Banco de Oportunidades

O Senac RJ relançou o Banco de Oportunidades, que aproxima os talentos Senac do mercado de trabalho, direcionando os alunos para as vagas oferecidas pelo setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O propósito é ampliar as condições de empregabilidade dos alunos do Senac RJ, incentivando seu ingresso no mercado de trabalho, por meio de direcionamento de oportunidades e orientação profissional. O serviço é gratuito.

Cor da Pele (skin)
Opções de layout
Layout patterns
Imagens de layout em caixa
header topbar
header color
header position
X