Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


17
dez2014

Orquestra de crianças carentes do Recife inicia hoje sua primeira turnê nacional

Compartilhar com

Orquestra-CriançaA primeira turnê nacional da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque (OCC) será aberta nesta quarta-feira (17), às 19h, na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo. Regido pelo maestro Nilson Galvão Jr., o grupo de 42 alunos apresentará gratuitamente um concerto clássico-popular. Peças de Bach e Tchaikovsky, além de composições de Ary Barroso e Dominguinhos fazem parte da apresentação. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) patrocina a realização da “Turnê Brasil” da OCC.

A orquestra nasceu de um antigo sonho do Juiz de Direito do TJPE e coordenador dos Juizados Especiais de Pernambuco, João José Rocha Targino, que vislumbrava na música uma via de “crescimento interior” para quem a praticasse. Desde o ano 2000, João José Targino integra o Projeto Criança Cidadã, idealizado pelo Desembargador Nildo Nery, atualmente presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC).

No princípio de 2005, Targino soube de um concerto de jovens carentes na Comunidade do Alto do Céu, subúrbio do Recife, sob a regência do maestro Cussy de Almeida. Impactado pela apresentação, Targino contatou o Maestro com o propósito de integrar os jovens da comunidade ao Projeto Criança Cidadã. Cussy se mostrou entusiasmado com a oferta e o Desembargador Nildo Nery, assim que soube da ideia, abrigou o projeto na Associação que preside, ação definitiva para alavancar o sucesso da iniciativa.

Lula e Papa Francisco na plateia
Pouco tempo depois, em 2006, com ajuda do Exército Brasileiro, uma escola de música de padrão internacional já havia sido inaugurada para atender gratuitamente 130 alunos do projeto (hoje são 170). Em 8 anos de orquestra, grandes feitos foram conquistados, desde o primeiro concerto, com apenas 13 dias de atividades, até apresentações para o então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva – a última em dezembro de 2008, junto a outros 32 chefes de Estado da América Latina e do Caribe.

Já em outubro último, a orquestra realizou uma série de apresentações durante a 16ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, na Itália, incluindo um concerto privado para o Papa Francisco na Sala Paulo VI, no Vaticano. Ainda na Europa, o grupo apresentou-se, em novembro, para o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.

De volta ao País, a “Turnê Brasil” passará, além do Recife, por Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Brasília e pelas cidades pernambucanas de Caruaru, Gravatá e Garanhuns. A partir de fevereiro de 2015, os espetáculos serão promovidos em concertos mensais.

Para saber mais sobre a OCC, acesse: http://www.orquestracriancacidada.org.br/

Com informações do site do BNDES.