Um passeio pela vida nas crônicas do Desembargador Antonio José Ferreira Carvalho, do TJRJ

10 de dezembro de 2013

Compartilhe:

Passeando-pela-vidaDesembargador do TJ-RJ, Antonio José Ferreira Carvalho, lança seu segundo livro de crônicas: “Passeando pela vida”. As histórias criadas a partir das lições teóricas e narrativas jurisprudenciais que conheceu em sua experiência de trabalho ganham roupagem cinematográfica, divertida ou dramática, sob o perspicaz olhar de um magistrado que tem sua alma carregada de sutilezas.

Todos os dias, nas ruas, nos ônibus, nos parques, nas belas praias do Rio de Janeiro e até mesmo nas sisudas salas dos tribunais, a vida transita dramática e bela, colorida e estimulante, sórdida e misteriosa. A vida é plena de nuanças e, por vezes, somente o olhar do cronista é capaz de enxergá-las. O livro “Passeando pela vida” (168 páginas, Editora JC), de autoria do desembargador Antonio José Ferreira Carvalho, reúne saborosas e intrigantes histórias onde têm lugar as traições, os adultérios, os vícios, a religiosidade, o amor, o ódio e muitas outras emoções humanas.

Uma das habilidades que deve ter qualquer operador do Direito é a da escrita. A essa capacidade soma-se a experiência adquirida pelo magistrado ao longo de mais de quarto de século de prática julgadora, cível e penal. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), com a alma carregada das sutilezas que visualiza ao “passear pela vida”, o autor relata, com olhos cinematográficos, as lições teóricas e narrativas jurisprudenciais que dariam inveja a qualquer Tarantino: cordeiros imolados; inépcia da denúncia; o constrangimento legal; jogo do bicho – quase contravenção; grafitagem e pichação; a falsa desembargadora; memória injuriada, fatos da vida de feitio penal.

No final dos anos 1990, Antonio José Ferreira Carvalho fez sua primeira incursão pelo mundo da crônica, com a obra “Pedaços da Vida”. Retorna agora à literatura, com esta coletânea de textos publicados em vários órgãos da imprensa, em especial, nos últimos anos, na revista Agito Rio. O desembargador salta da frieza técnica compulsória para a leveza e a doçura no trato das coisas da vida. Põe, sob roupagem lúdica, genérica, ao alcance de todos, os fatos artísticos e de outros matizes das ciências sociais, especialmente, os de caráter jurídico, o que contribui para desmistificar a figura do “homem de preto”, mostrando-o com a sua “toga” da cidadania comum.

É com esse cabedal de conhecimento que o escritor Antonio José Ferreira Carvalho domina o ofício literário, entregando ao leitor a mais aprofundada análise dos fatos aparentemente corriqueiros, triviais, envolvendo-os com as vestes da objetividade, da compreensibilidade, do respeito aos diversos níveis sociais dos a que destina seus escritos.

Sobre o autor: Nascido em Salvador (BA) em 1946, o desembargador Antonio José Ferreira Carvalho é autor de diversos livros jurídicos, dentre os quais “O Condomínio na Prática” e “Estudos de Direito Imobiliário e Jurisprudência Penal Militar”. Participou de várias antologias, jurídicas ou não, como a coleção “Direito Concreto”, as “Antologias Del’Secchi” e “A Toga e a Lira”. 

Sobre a Editora JCFundada em 1999, a Editora JC tem sede no Rio de Janeiro e publica livros institucionais e periódicos segmentados, principalmente para as carreiras do Direito. Entre as obras literárias lançadas, destacam-se os livros de cunho histórico de diversos Tribunais brasileiros, como o Tribunal Regional Federal da 3ª Região – 20 anos de Justiça, por você, por nós, pelo Brasil (2009); Trajetória Histórica – Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (2010); Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – 400 anos fazendo história (2011); TRT-17ª Região – 20 Anos de Trabalho (2012); e STJ – 25 anos do Tribunal da Cidadania (2013). Saiba mais em https://www.editorajc.com.br/2013/12/self-publishing/.

Clipping-Passeando-pela-Vida