Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


Tempo de transformação

Compartilhar com

Agaciel da Silva Maia nos apresenta, neste Tempo de Transformação, uma panorâmica do Senado Federal, sua história, sua missão institucional e a influência desta que é Câmara Alta do Parlamento Brasileiro. Trata-se, por todos os motivos, de uma obra indispensável a todos quantos tenham interesse na história política do País, tendo como foco o Congresso Nacional.

É inegável – como oportunamente afirmou o autor – que, desde seus primórdios, o Senado vem projetando as maiores expressões da vida pública e política do Brasil, pontuando o pensamento nacional e definindo o perfil do processo democrático do regime republicano. Com efeito, desde 1826, o Senado congregou de magistrados a eclesiásticos, de cientistas a poetas, de políticos a literatos, de médicos a empresários e lavradores, e todos eles, guardando as condições de seu tempo, têm sido símbolos do país em cujo legado as gerações se inspiraram.

O papel institucional do Senado, que abre a primeira parte desta obra, abraça aspectos históricos, cobrindo os períodos do Império até os dias atuais; a importância do Legislativo na vida nacional e uma instigante abordagem sobre o nascimento de uma lei.

A segunda parte, dedicada à estrutura do Senado – tema central da segunda parte – focaliza com riqueza de detalhes os muitos avanços dessa Instituição, em sua incessante busca visando a atender aos melhores interesses do Brasil. É quando temos a grata satisfação de estarmos diante de uma Instituição que busca excelência nos diversos campos em que atua: publicação de obras de raro valor histórico; extenso e valioso acervo da Biblioteca Luiz Viana Filho; qualidade técnica e editorial da TV Senado, do Jornal, da Agência de Notícias e da Rádio Senado; e pioneirismo na capacitação de recursos humanos voltados para a administração pública, amplamente demonstrada com a criação do Instituto Legislativo Brasileiro e da Universidade do Legislativo.

Ademais, o leitor, ao percorrer as páginas, conhecerá aspectos ainda pouco acessíveis sobre a importância e a excelência dos trabalhos realizados pela Advocacia e a Consultoria do Senado, seja pelo Arquivo e o Processamento de Dados da Casa.

Agaciel Maia, após ter publicado uma obra, agora fundamental na área da biografia política, intitulada “O Senado e seus Presidentes”, volta a jogar luz sobre personagens emblemáticos da recente história política nacional, dedicando parte da obra a esse campo de estudos. Nessa senda, o autor nos oferece textos apurados e concisos sobre a vida e o pensamento dos senadores Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Juscelino Kubitschek, Darcy Ribeiro, Josaphat Marinho, Lauro Campos…

Sendo o Senado a caixa de ressonância das mais lídimas aspirações do povo brasileiro e, também, a arena onde se esgrimem ideais e idéias, anseios, proposições e políticas de ação que terminam por pavimentar o caminho do progresso e do desenvolvimento do País, o autor, muito oportunamente, deu um fecho à obra com suas reflexões sobre temas candentes que têm sido objeto de debate e de ação daquela Casa. Entre esses, destacam-se o papel da mulher na política brasileira, os esforços do Senado para erradicar o analfabetismo no Brasil, os meios para se assegurar a segurança pública, o uso intensivo das modernas formas de ensino à distância, os sempre presentes desafios oriundos das desigualdades regionais, a proteção e a promoção dos direitos das populações vulneráveis, como idosos e portadores de necessidades especiais.

É alvissareiro observar que o Diretor-Geral do Senado tem sido incansável em aumentar os laços que unem o Senado à sociedade, ação esta bem ilustrada pela publicação praticamente semanal de textos, como aqui reunidos, em mais de uma dezena de jornais de todas as regiões do País.

A presente obra mostra, com grande propriedade, a importância do Senado para o fortalecimento da democracia e unidade da Federação.