Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


Um Desembargador historicista e poeta

Compartilhar com

O Desembargador Antonio Izaias da Costa Abreu, natural de Bom Jesus de Itabapoana, no Rio de Janeiro, tem em seu vasto currículo o registro de uma longa folha de serviços prestados ao judiciário desde que começou, em 20 de junho de 1972, quando foi nomeado Juiz de Direito, passando por varias comarcas do interior até chegar à Capital em janeiro de 1981 como titular da 23ª Vara Criminal. Foi também, Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Juiz de Alçada no antigo Tribunal de Alçada Criminal e a partir de 1997, Desembargador do Tribunal de Justiça.

Em suas atividades didáticas exerceu as funções de Professor da Escola Técnica de Comercio do Colégio Rio Branco em sua cidade natal, Professor de Previdência Privada, Direito Civil e Direito Penal da Universidade Católica de Petrópolis, ministrou curso de Pratica Processual Penal, desempenhando também, o cargo de Diretor da Revista ATA do Tribunal de Alçada Criminal do Estado do Rio de Janeiro de 1995 a 1997, quando foi então promovido para o Tribunal de Justiça.

Antonio Izaias da Costa Abreu tem em seu currículo uma grande participação em cursos, seminários, congressos e simpósio. É membro efetivo de diversas entidades culturais, possui dezenas de títulos honoríficos, sendo ainda autor de vários trabalhos administrativos. No biênio 1971/72 foi Secretario de Governo da Prefeitura Municipal de Petrópolis.

Paralelamente aos seus afazeres na juridicatura, o Desembargador Antonio Izaias da Costa Abreu dedica-se à literatura, sendo autor de diversas obras e trabalhos publicados e por publicar. Já publicados são de sua autoria: “O linguajar do marginalizado” – trabalho sobre Sociologia Criminal; “A morte de Koeler” – investigação criminal retrospectiva; Quilombo em Petrópolis”; “Municípios e topônimos fluminense” e “Julio Frederico Koeler – o arquiteto”.

Encontra-se no Prelo; 0 livro: “O Judiciário fluminense” (Memória Cartorária) e “Dioceses e freguesias fluminenses” (Hist6rico e Mem6rias).

Destacando-se o seu último livro de poesias, “Temas recordações”, que está sendo publicado.