Uma “Dom Quixote”

Compartilhar com

A professora e antropóloga Ruth Cardoso, nascida em Araraquara, São Paulo, transformou a ação social do país nos oito anos em que foi primeira-dama. Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pós-doutorada pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, lecionou em universidades americanas e inglesas usando o saber e a experiência como instrumento para aplicar nas causas do combate à pobreza.
Criou o “Comunidade Solidária”, projeto social ambicioso, e imprimiu estilo próprio – inovador e discreto – no exercício da missão de primeira-dama. Além deste, desenvolveu, ainda, outros programas sociais, como o “Alfabetização Solidária”, que chegou a alfabetizar mais de 2,5 milhões de jovens nos municípios mais pobres do país, o “Universidade Solidária”, que mobilizava estudantes e professores universitários para ações de desenvolvimento social, e ainda o “Capacitação Solidária”, que treinou mais de 100 mil jovens para o mercado de trabalho nas grandes regiões  metropolitanas.
A professora Ruth Cardoso colaborou na nossa publicação, tendo sido homenageada pela Confraria Dom Quixote com a outorga do troféu Dom Quixote de La Mancha, cujos princípios éticos, de moralidade, dignidade, pureza, coragem e luta em favor dos desassistidos e injustiçados se coadunam com o trabalho deixado e com suas lutas em favor dos desprotegidos.
As mais significativas personalidades do país e do exterior fizeram demonstrações de grande carinho, alto respeito, admiração e homenagens, aliadas às saudades deixadas pela grande e benemérita cidadã. O conhecimento que tivemos com Dona Ruth foi muito ligeiro, entretanto ela deixou-nos um facho de luminosidade pela cultura, inteligência, humanismo, fidalguia e, sobretudo, delicadeza. Portava uma simplicidade invulgar, mas era um esplendor. Deixa muitas saudades entre a multidão que amparou e ajudou socialmente.
Também a direção da revista Justiça & Cidadania e a Confraria Dom Quixote, da qual Dona Ruth Cardoso era estimada confreira, prestam saudosas homenagens e louvor a essa extraordinária mulher, a quem poderíamos chamar de uma “Dom Quixote”, pela similitude com as lutas exponenciais travadas pela figura carismática criada por Miguel de Cervantes de Saavedra.

Cor da Pele (skin)
Opções de layout
Layout patterns
Imagens de layout em caixa
header topbar
header color
header position
X