Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


Uma “Dom Quixote”

Compartilhar com

A professora e antropóloga Ruth Cardoso, nascida em Araraquara, São Paulo, transformou a ação social do país nos oito anos em que foi primeira-dama. Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pós-doutorada pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, lecionou em universidades americanas e inglesas usando o saber e a experiência como instrumento para aplicar nas causas do combate à pobreza.
Criou o “Comunidade Solidária”, projeto social ambicioso, e imprimiu estilo próprio – inovador e discreto – no exercício da missão de primeira-dama. Além deste, desenvolveu, ainda, outros programas sociais, como o “Alfabetização Solidária”, que chegou a alfabetizar mais de 2,5 milhões de jovens nos municípios mais pobres do país, o “Universidade Solidária”, que mobilizava estudantes e professores universitários para ações de desenvolvimento social, e ainda o “Capacitação Solidária”, que treinou mais de 100 mil jovens para o mercado de trabalho nas grandes regiões  metropolitanas.
A professora Ruth Cardoso colaborou na nossa publicação, tendo sido homenageada pela Confraria Dom Quixote com a outorga do troféu Dom Quixote de La Mancha, cujos princípios éticos, de moralidade, dignidade, pureza, coragem e luta em favor dos desassistidos e injustiçados se coadunam com o trabalho deixado e com suas lutas em favor dos desprotegidos.
As mais significativas personalidades do país e do exterior fizeram demonstrações de grande carinho, alto respeito, admiração e homenagens, aliadas às saudades deixadas pela grande e benemérita cidadã. O conhecimento que tivemos com Dona Ruth foi muito ligeiro, entretanto ela deixou-nos um facho de luminosidade pela cultura, inteligência, humanismo, fidalguia e, sobretudo, delicadeza. Portava uma simplicidade invulgar, mas era um esplendor. Deixa muitas saudades entre a multidão que amparou e ajudou socialmente.
Também a direção da revista Justiça & Cidadania e a Confraria Dom Quixote, da qual Dona Ruth Cardoso era estimada confreira, prestam saudosas homenagens e louvor a essa extraordinária mulher, a quem poderíamos chamar de uma “Dom Quixote”, pela similitude com as lutas exponenciais travadas pela figura carismática criada por Miguel de Cervantes de Saavedra.