A energia de uma empresa

10 de dezembro de 2012

Compartilhe:

Uma completa interação entre o CEDES – Centro de Estudos e Debates do TJ-RJ, através do seu Diretor Geral, Des. CARLOS EDUARDO FONSECA PASSOS e do Des. MALDONADO DE CARVALHO com o Departamento Jurídico da PETROBRÁS S.A., sob a coordenação da profissional de Comunicação Social Dra. MARIA AUGUSTA SEIXAS, um grupo de Magistrados do Tribunal de Justiça/RJ seguiu em viagem institucional para o Rio Grande do Sul entre os dias 28 a 31 de outubro passado, onde, após a chegada, foram recepcionados com um jantar com show típico no restaurante “Galpão Crioulo”.

No dia seguinte, seguiu o grupo em direção à REFINARIA ALBERTO PASQUALINI – REFAP S.A., subsidiária da PETROBRÁS em Canoas, onde, após uma palestra de apresentação, inclusive com a exibição de um vídeo, foram as instalações visitadas, inclusive a área industrial.

Após, seguiram até ao chamado projeto REFAP CIDADÃ, onde há um belíssimo trabalho de acolhimento de crianças e adolescentes, numa demonstração da preocupação da empresa com os projetos sociais.

Depois do almoço servido no refeitório da própria Unidade, puderam os Magistrados visitar a UTE SEPÉ TIARAJU (Termoelétrica PETROBRÁS), onde foram recepcionados e receberam as informações pertinentes, após o que regressaram ao hotel em Porto Alegre.

No terceiro dia da viagem, todos seguiram até Osório, onde foram recepcionados no TEDUT- Terminal Aquaviário Almirante Soares Dutra, uma unidade da TRANSPETRO, subsidiária da PETROBRÁS, sendo aquele o maior terminal gaúcho com capacidade para armazenar 800.000m³ de petróleo e derivados.

Após o almoço nos deslocamos até Tramandaí, onde nos foi possível visualizar as duas monobóias, portos flutuantes, que servem de atracadouro aos navios petroleiros, além de constatar a grande preocupação da empresa com a segurança dos seus funcionários e da coletividade em geral através do CDA – Centro de Defesa Ambiental, que conta com profissionais altamente qualificados para um eventual combate em emergência ambiental, em Imbé.

Por fim, em Osório, visitamos os Parques Eólicos da Ventos do Sul Energia, empresa não ligada à PETROBRÁS que conta hoje com 75 torres em funcionamento e igual número com capacidade de entrar em atividade brevemente, cada uma delas capaz de gerar 2MW de energia.

Compuseram o grupo visitante os Des. ANTONIO CARLOS ESTEVES TORRES (representando o CEDES), SIDNEY HARTUNG BUARQUE, MARIA INÊS GASPAR, ANTONIO JOSÉ FERREIRA CARVALHO, MARIA AUGUSTA FIGUEIREDO, MARIO ASSIS GONÇALVES, GUARACY DE CAMPOS VIANNA e HELENA CÂNDIDA GAEDE, os Juízes MAURO NICOLAU JÚNIOR, ALVARO H. TEIXEIRA DE ALMEIDA, KEILA DECNOP e ANA LÚCIA VIEIRA DO CARMO, os advogados da PETROBRÁS VAGNER SANTOS e CARLOS FONTES, além da equipe de Comunicação Social da empresa, capitaneada por MARIA AUGUSTA SEIXAS (GUTA) e mais dois funcionários, ambos chamados PAULO.

Assine nossa newsletter e receba a nossa revista digital, em primeira mão, no seu e-mail

Voltar ao topo