A força da união e da solidariedade em defesa da advocacia e da Justiça

9 de setembro de 2024

Beto Simonetti Presidente do Conselho Federal da OAB

Compartilhe:

O incêndio ocorrido na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 27 de julho deste ano, jamais será esquecido. Graças à ação rápida e eficiente da brigada de incêndio da OAB e dos profissionais de segurança pública do Distrito Federal, as pessoas que estavam no prédio puderam ser resgatadas com sucesso e sem risco de morte.

A lição que tiramos desse episódio – que, graças a Deus não teve vítimas fatais – é que a união e a solidariedade em torno da OAB são o motor de nossas conquistas e vitórias em favor da Justiça, dos direitos e garantias e das prerrogativas profissionais. A atuação uníssona em favor dos interesses da classe é o que nos permite superar os desafios impostos a quem tem a missão de defender direitos fundamentais.

Em nome de mais de 1,3 milhão de advogadas e advogados de todo o país, expresso gratidão a todos os envolvidos. A prontidão das autoridades, lideradas pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi crucial para o sucesso das operações. Da mesma forma, agradeço a diligência do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e das forças de segurança que atuaram em perfeita sinergia. A eles, estendo minha gratidão em nome de toda a advocacia.

Entretanto, não podemos deixar de reconhecer também a bravura e o comprometimento dos nossos próprios colaboradores. Desde os primeiros instantes da emergência, demonstraram coragem e abnegação, atuando para garantir a integridade do prédio e, principalmente, do que ele representa para a advocacia e para a sociedade. Esses profissionais são heróis cotidianos que, em um momento de crise, lembraram-nos da importância do trabalho coletivo em defesa de valores maiores.

Se há uma lição a ser tirada desse episódio, é que nossa força reside na união. Assim como combatemos o fogo que ameaçava a nossa sede, seguiremos firmes na luta contra qualquer tentativa de enfraquecer ou desvalorizar a nossa profissão. A advocacia brasileira está acostumada a lidar com os “incêndios” simbólicos que ameaçam as liberdades, os direitos e a Justiça. E cada desafio nos revigora e reafirma nosso compromisso inquebrantável com a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito.

Hoje, com o perigo controlado e os danos materiais sendo reparados, fica a mensagem de esperança: a advocacia seguirá sendo uma força inabalável na defesa da democracia e das garantias fundamentais. Unidos, somos invencíveis, e é essa solidariedade que mantém acesa a chama da Justiça.

Esse episódio também mostrou como a força da OAB vai além dos tribunais. Quando nos unimos em torno de um objetivo comum, conseguimos superar qualquer desafio. A resposta rápida e coordenada a essa emergência deixou claro que, quando estamos juntos, mesmo os maiores obstáculos tornam-se menores. Mais do que preservar um prédio, esse momento simboliza como a advocacia e a sociedade, lado a lado, conseguem proteger o que realmente importa: os valores e os direitos que sustentam a nossa democracia.

Conteúdo relacionado: