A Magistratura do Futuro

11 de novembro de 2020

Compartilhe:

 

O Brasil possui um dos maiores sistemas de Justiça do mundo, com mais de 18 mil magistrados. Para que possam cumprir cada vez melhor o seu papel, é preciso que saibam quem são, em que ponto querem chegar e qual é a imagem que projetam para a sociedade.

O diagnóstico proporcionado por duas importantes pesquisas sobre os juízes brasileiros – “Quem somos. A Magistratura que queremos”, de 2018; e “Estudo da imagem do Judiciário brasileiro”, de 2019 – pela profundidade das informações obtidas, com possibilidades de cruzamento de dados e outros aprofundamentos ainda não totalmente explorados, continuam a provocar novas e instigantes reflexões.

Essa obra registra parte delas, produzidas por um seleto time de magistrados, acadêmicos e juristas, que traçam projeções para o futuro da magistratura. Compõem ainda o livro os artigos vencedores do I Concurso de Artigos Científicos do Centro de Pesquisas Judiciárias da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Como afirma na apresentação o organizador, Ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, o que se espera é que “o diagnóstico proporcionado por essas pesquisas e reflexões possa nos ajudar a avançar, com o aprimoramento da formação dos magistrados, a consolidação das nossas prerrogativas funcionais e o fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro como um todo”.