Bolsonaro indica Amaury Rodrigues Pinto Junior para o TST

7 de maio de 2021

Compartilhe:

Amaury Rodrigues Pinto Junior / Crédito: TRT-24

Atualmente, ele preside TRT da 24ª Região. Desembargador era o terceiro nome da listra tríplice

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou o desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região, correspondente a Mato Grosso do Sul, para vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A escolha foi publicada o Diário Oficial da União nesta sexta-feira (7/5).

A posição estava aberta desde a aposentadoria do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, no início de março. Pinto Junior foi o terceiro nome mais votado pelo Pleno do TST na lista tríplice enviada a Bolsonaro. Concorriam também as desembargadoras Jane Granzoto, do TRT da 2ª Região, de São Paulo; e Morgana Richa, do TRT da 9ª Região, Paraná.

Agora, o desembargador indicado será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Em seguida, o nome deve ser submetido ao Plenário da casa.

Pinto Junior atualmente é presidente do TRT em que atua. Ele ingressou na na magistratura como juiz substituto do TRT da 10ª Região em 1989. Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento de Mundo Novo e Campo Grande (MS), além de ter dirigido o Foro de Campo Grande. Ele é desembargador do TRT da 24ª Região desde 2001, tendo presidido a corte anteriormente entre 2006 e 2008.

Publicação original: Jota