Edição

BRT do Rio de Janeiro recebe prêmio UITP Awards

15 de julho de 2015

Compartilhe:

Captura de Tela 2015-07-08 às 17.51.51A Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) acaba de voltar da Itália com uma grande novidade: o reconhecimento, por um organismo de alcance mundial, da eficiência do conjunto das ações que vem realizando no transporte público da cidade do Rio de Janeiro. A Federação foi a vencedora na categoria “Estratégia de Transporte Público” do “UITP Awards 2015”. Realizada em 10 de junho, durante o 61o Congresso Mundial da UITP, a cerimônia contou com a presença do presidente executivo da Federação, Lélis Teixeira, e a diretora de Mobilidade Urbana, Richele Cabral.

O trabalho com o qual a Federação concorreu, intitulado “Reformulando a demanda do Rio de Janeiro com uma rede de BRTs”, foi desenvolvido em parceria com a área técnica do Rio Ônibus e do Consórcio BRT. Representando o Rio de Janeiro, o trabalho competiu com cerca de 200 trabalhos apresentados por cidades de 40 países. Foi o único de um país da América Latina entre os 25 finalistas, de seis categorias.

Para o presidente executivo da Fetranspor, Lélis Teixeira, esta conquista constitui-se como um marco na história da Federação. “O reconhecimento, por uma entidade do porte da UITP, do trabalho que a Fetranspor vem empreendendo para construir uma mobilidade que ofereça cada vez mais qualidade, é de uma importância ímpar. A nossa preocupação é buscar transformar nossas cidades em locais mais amistosos e eficientes, e nossos cidadãos em pessoas com mais qualidade de vida. Ver isto ganhar visibilidade internacional é maravilhoso.”

A diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Richele Cabral, destacou a relevância da conquista, por se tratar de uma entidade internacional, respeitada em todo o mundo e especializada em transporte público, que é totalmente isenta. “Esta premiação tem um significado de enorme importância, não só para a Fetranspor e Rio Ônibus, mas para toda a população do Rio de Janeiro. Mostra que, apesar das dificuldades do dia a dia, numa metrópole como a nossa, estamos no caminho certo.”

Maior entidade de incentivo à mobilidade urbana em todo o mundo, a União Internacional do Transporte Público (UITP), com 130 anos de existência e 3.200 associados, oferece anualmente esta distinção às empresas que apresentam projetos inovadores, desenvolvidos nos dois últimos anos em cidades e regiões ao redor do mundo, que contribuam para o setor de transporte público e que atendam à proposta da entidade, que é duplicar o mercado de transporte em todo o mundo até 2025.

A implantação dos BRTs (Bus Rapid Transit), pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, teve início com a inauguração do corredor expresso Transoeste. Desde junho de 2012, esta via transporta milhares de pessoas diariamente, percorrendo 52 km de extensão, com 57 estações que cortam desde Santa Cruz à Barra da Tijuca. Em junho de 2014, entrou em operação a Transcarioca, que percorre 39 km, da Barra da Tijuca até a Ilha do Governador, com 47 estações que atravessam 27 bairros da cidade. Outros dois corredores expressos estão em construção: a Transolímpica, que ligará a Barra da Tijuca a Deodoro, passando pelo Parque Olímpico – principal local de competições dos Jogos Rio 2016; e a TransBrasil, que fará a conexão de Deodoro ao Centro. Em seis anos, serão 155 km de corredores construídos. Juntos, os quatro corredores em operação terão capacidade estimada para transportar 1,4 milhão de passageiros por dia.

Menção Honrosa

A Federação conquistou também Menção Honrosa com o programa “Diálogo Jovem sobre Mobilidade”, recebido pela diretoria da entidade ao lado dos integrantes do DJ: Victoria Roza, Wanderson Nogueira e Fábio da Silva, que participaram da premiação. Inserida na categoria “Y4PT Health Awards 2015”, a láurea tem o objetivo de dar reconhecimento aos programas sobre mobilidade urbana, realizados e/ou dirigidos por jovens e que visam a contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável. O DJ concorreu ao prêmio com outros 24 projetos.

O programa “Diálogo Jovem sobre Mobilidade” surgiu no BRT Transoeste, com o objetivo de vencer resistências iniciais e mudar a cultura do cidadão fluminense em relação a este modal de transportes. Iniciado em 2012, o projeto envolve jovens das escolas no entorno da Transoeste, postos de saúde, ONGs e associações de moradores, um público para o qual são explicados os benefícios desse novo transporte e como ele funciona dentro e fora do Brasil.

 

Assine nossa newsletter e receba a nossa revista digital, em primeira mão, no seu e-mail

Voltar ao topo