Em sessão de 15 minutos sem discurso, Alexandre de Moraes toma posse no TSE
3 de junho de 2020
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes tomou posse hoje no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em uma sessão virtual com menos de 15 minutos de duração. O evento teve a presença de Jair Bolsonaro (sem partido) e outras autoridades dos Poderes.
Na cerimônia, o único discurso foi do presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, que tomou posse semana passada.
“Esta mesa virtual é uma prova viva da independência e harmonia entre os Poderes. Todos aqui reunidos fraternalmente. O amor ao Brasil, o amor à democracia e o amor à Justiça nos une a todos. Acima de qualquer divergência. Assim é, porque assim deve ser”, disse Barroso. Ele ainda agradeceu a disponibilidade das autoridades em participarem da cerimônia.
A única fala de Moraes foi o juramento que fez para tomar posse do cargo.
As vagas no TSE são rotativas, Moraes ocupará o posto até 2022. Ele substitui a ministra Rosa Weber.
Além do presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, o evento virtual teve participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dos presidentes de Senado e Câmara, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do presidente em exercício do STF, Luiz Fux.
Também participaram o vice-presidente do TSE, Edson fachin, o corregedor da corte, ministro Og Fernandes, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz.
Bolsonaro x STF A relação de Bolsonaro com STF está estremecida. Blogueiros e empresários bolsonaristas foram alvo de 29 mandados de busca e apreensão em uma operação da Polícia Federal para apurar esquemas de fake news de grupos e empresários bolsonaristas.
No TSE, Bolsonaro e Hamilton Mourão (PRTB) são alvo de oito ações que podem levar à cassação da chapa que os elegeu por suspeitas de que disparos em massa no WhatsApp foram financiados de forma ilegal durante a campanha.
Publicação original: UOL
Sugestão de leitura: