Edição

Exposição marca 25 anos da Revista Justiça & Cidadania

8 de novembro de 2024

Da Redação

Compartilhe:

A celebração dos 25 anos da Revista Justiça & Cidadania reuniu importantes autoridades do cenário jurídico brasileiro em exposição especial realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). A mostra, realizada no mesmo dia da entrega da 31ª edição do Troféu Dom Quixote e Sancho Pança, destacou o legado e a contribuição da publicação, fundada em 1999 pelos jornalistas Orpheu Santos Salles e Tiago Santos
Salles, para o fortalecimento do Poder Judiciário, da democracia e da cidadania no Brasil.

Intitulada “Justiça & Cidadania: 25 anos de história”, a exposição trouxe ao público coleção significativa de edições históricas, capas emblemáticas e reportagens que marcaram o debate jurídico nacional. Outros painéis trouxeram a história por trás dos personagens de Miguel de Cervantes: Dom Quixote e Sancho Pança, símbolos da Revista. Havia também, painel interativo para que os visitantes deixassem mensagens sobre o significado da exposição e uma moldura para que todos pudessem ilustrar a capa da revista. 

Entre os presentes, estavam ministros do STF, representantes de tribunais superiores, jornalistas, além de destacados juristas, advogados e acadêmicos. Eles conferiram de perto o trabalho da revista que, ao longo de duas décadas e meia, se consolidou como plataforma essencial para o diálogo entre a sociedade e o mundo jurídico.

Em seu discurso, o editor-executivo da Revista, Tiago Santos Salles celebrou a ocasião como “momento de grande orgulho” para todos que ajudaram a construir a trajetória da Justiça & Cidadania. “Nossa missão é produzir publicação ética, comprometida com o público e com aqueles que fazem a justiça no país. Hoje, celebramos não só uma revista, mas uma ferramenta que promove o entendimento e a troca de ideias no direito brasileiro,” afirmou Tiago.

A exposição também incluiu painéis com declarações de juristas renomados que destacaram a importância da publicação para o fortalecimento das instituições jurídicas e o fomento ao debate sobre os principais temas sociais e jurídicos que impactaram o país. “A Revista Justiça & Cidadania pratica jornalismo de valor, aquele que respeita os princípios da ética e da imparcialidade”, destacou o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça e presidente do Conselho Editorial da Revista, ministro Luis Felipe Salomão. 

Para o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, “celebrar os 25 anos da publicação significa lembrar Orpheu Santos Salles, que fez história buscando melhorar o Poder Judiciário”  

Já o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, frisou que, ao longo dos 25 anos, a publicação se consolidou como espaço de relevância singular para o debate de pautas essenciais do Judiciário brasileiro.  “Além disso, nessa trajetória, a revista destacou a atuação da magistratura, contribuindo para dar visibilidade ao trabalho árduo e comprometido dos magistrados e das magistradas em prol da efetivação dos direitos e da manutenção do Estado Democrático de Direito”. 

A exposição Justiça & Cidadania: 25 anos de história pode ser acessada digitalmente. Clique e acesse.

Conteúdo relacionado:

 

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários