Inspirados na coragem do Quixote

5 de junho de 2004

Compartilhe:

Completar quatrocentos anos colecionando aplausos mundiais e se projetando como uma das obras mais lidas da literatura universal, é um feito que raros romances e trabalhos literários das mais diversas vertentes do pensamento conquistaram.

Por isso, neste ano a Espanha e os espanhóis têm muito boas razões para se orgulharem de Dom Quixote de La Mancha e do seu imortal autor Miguel de Cervantes Saavedra.

A travessia desses quatro séculos correspondeu  também um longo ciclo de evolução que colocou a Espanha de frente com inúmeros desafios. Ao vencê-los e se afirmar como nação moderna, democrática e plenamente integrada à economia global, nos tornamos parceiros do progresso e do desenvolvimento internacional.

É nesse contexto que as relações do Grupo GasNatural com o Brasil têm se afirmado e evoluído.

Meu desejo, nesta data, é homenagear Dom Quixote e o Cervantes na forma da contribuição que temos dado para a expansão da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, um empreendimento histórico iniciado pelo imortal Barão de Mauá, no distante ano de 1854.

Foi a herança de pioneirismo deste empreendedor singular e dos seus sucessores que recebemos ao assumirmos a empresa em 1997, após o processo de privatização.

Hoje, a Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG, operada pelo Grupo GASNATURAL, gera três mil empregos, diretos e indiretos, com a responsabilidade de atender 650 mil clientes distribuídos por 18 cidades do Estado, incluindo a cidade do Rio de Janeiro.

No futuro, o número será muito maior na medida em que estamos em processo de continuada expansão, sempre com produto e serviço de qualidade superior. Alguns números ilustram com clareza a nossa determinação de oferecer sempre o melhor. De 1997, até 2003, já foram investidos R$ 700 milhões e, até 2007, em renovação, expansão e melhoria da rede e do serviço de distribuição de gás canalizado, pretendemos investir mais 1bilhão de reais.

Não é só. Graças à política de expansão continuada, estamos evoluindo para o atendimento de 31 Municípios no Estado, ao final de 2007. Trata-se de um salto substancial que ilustra as possibilidades de realização que temos pela frente ao longo, das próximas décadas.

Inspirados na coragem de Quixote e no espírito empreendedor de Mauá, digamos assim, e acima de tudo nos grandes desafios do presente, estamos determinados a levar a frente um vasto programa de modernização destinado a universalizar os serviços de distribuição de gás canalizado em todo o Estado.

É assim que estaremos contribuindo para a evolução econômica e do bem estar da população do Rio de Janeiro. É assim que estaremos renovando, a cada dia, o nosso compromisso e confiança no desenvolvimento do País.

Quixote viveu numa época em que a gramática da utopia falava de grandes viagens, de grandes descobertas e da defesa da justiça. Nos dias atuais, esse conceito se ampliou e ganhou novas dimensões, estando condensado nas idéias do progresso, da ética e da justiça social, na idéia de que o desenvolvimento é um desafio que irmana num mesmo próposito, governo e iniciativa privada. Exatamente o que desejamos concretizar com investimentos coerentes e planejados neste setor estratégico da economia do Estado do Rio de Janeiro e indispensável ao bem estar da sua gente.