Ministros do STJ se reunirão dia 1º/8 para formação de listas para TRF-6

21 de julho de 2022

Compartilhe:

Pleno do STJ vai votar lista de candidatos ao TRF-6. Foto: Gustavo Lima

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça se reunirá em sessão presencial no próximo dia 1/8 para formar as listas destinadas à primeira composição do Tribunal Regional Federal da 6ª Região. A votação de escolha dos candidatos será secreta.

Serão elaboradas listas para promoção por merecimento às vagas destinadas à magistratura de carreira (em lista única), bem como para indicação de advogados e membros do Ministério Público Federal (em listas tríplices).

Já a indicação de candidatos à promoção por antiguidade acontecerá entre os juízes que manifestaram interesse nas vagas. Todas as listas serão enviadas ao presidente Jair Bolsonaro para escolha.

O novo tribunal, instituído por lei no último ano, terá jurisdição em Minas Gerais. A data provável para instalação da corte em Belo Horizonte é 19/8.

O TRF-6 terá 18 desembargadores. Ainda em 2021, foi aberto um edital no qual magistrados do TRF-1 puderam manifestar opção pela remoção ao novo tribunal. Somente a desembargadora Mônica Sifuentes decidiu pela mudança.

Com isso, a corte será composta por Sifuentes, mais 13 magistrados de carreira da Justiça Federal da 1ª Região (sete pelo critério de antiguidade e seis por merecimento), dois advogados e dois membros do MPF. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Publicação original: ConJur