Novas tendências do Direito Privado – Estudos em homenagem a Giselda Hironaka

5 de abril de 2023

Compartilhe:

Na obra “Novas tendências do Direito Privado, estudos em homenagem a Giselda Hironaka” – lançada em março, em São Paulo, pela Editora JC e pela Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio (CEDAA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – a professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka é reverenciada por um grande número de agradecidos alunos, leitores e admiradores. 

“Reconhecida internacionalmente como uma líder no pensamento do Direito Civil e do Direito Agrário, a professora Giselda Hironaka contribuiu de maneira significativa para o avanço do conhecimento e para a formação de gerações de cientistas e educadores. Sua paixão pelo ensino e sua dedicação à pesquisa são um exemplo a ser seguido por todos nós”, registrou no prefácio o Presidente da CEDAA, Antonio Augusto Coelho, que coordenou a obra ao lado dos advogados Frederico Price Grechi e Rommel Andriotti, também membros da Comissão.

Fazem também parte da extensa lista de autores os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, Paulo Dias de Moura Ribeiro e Ricardo Villas Bôas Cueva, e além deles, em ordem alfabética: Abel Sguarezi, Adriana Chieco, Anderson Schreiber, Antonio Costa Neto, Antonio Zanette, Camila Maia, Carlos de Oliveira, Cesar Peghini, Claudio Luiz de Godoy, Elisabete Amaro, Fernanda Pederneiras, Fernando Gaburri, Flávio Tartuce, Guilherme Calmon, Gustavo Monaco, Heloisa Helena Barboza, Leandro Frota, Luana Ruiz, Mabel de Souza, Marcelo Bürger, Maria Cecília de Almeida, Martha Saad, Mário Luiz Delgado, Maurício Bunazar, Nile William Hamdy, Paulo Lobo, Priscila Agapito, Renato Leal, Ricardo Alfonsín, Rodrigo Montezuma, Rogério Borba da Silva, Thiago Neves, Vitor Almeida e Washington Carlos de Almeida.

Cada autor, à luz dos ensinamentos da professora Giselda Hironaka, debate novas tendências em questões de Direito Agrário, Direito de Família, Direito Processual Civil e Direito Civil Constitucional. A distribuição do volume, com mais de 700 páginas, ficará à cargo da CEDAA da OAB.

“Já havíamos reconhecido o talento e a grandeza da contribuição da professora Giselda Hironaka ao Direito nacional em novembro de 2018, quando ela foi laureada com o Troféu Dom Quixote, comenda com a qual, desde 1999, a Revista JC homenageia as personalidades do mundo jurídico que mais se destacam em defesa da ética, da Justiça e dos direitos da cidadania. Agora, foi uma alegria receber o convite da Comissão do Direito Agrário para participar desta renovada e merecida homenagem”, comemorou o Editor-
Executivo da Revista JC, Tiago Santos Salles, que assina a apresentação da obra junto com a Diretora de Redação, Erika Branco.

Perfil – Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1972, é pós-
graduada pela mesma USP em Direito Municipal, Direito Constitucional Administrativo, Direito Agrário, Cadastro e Tributação. É Professora Titular do Departamento de Direito Civil da USP;  Coordenadora titular e pedagógica do Curso de Direito do Centro Universitário Unialfa, em Goiânia (GO); Coordenadora titular da área de Direito Civil da Escola Paulista de Direito (EPD); Coordenadora titular do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp); patronesse do Curso de Direito de Família e Sucessões da Escola Brasileira de Direito (Ebradi); fundadora e diretora nacional para a Região Sudeste do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam); Diretora nacional para a Região Sudeste do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil); e ex-procuradora federal.

Autora de importante bibliografia, enriqueceu as letras jurídicas brasileiras com obras seminais sobre temas como “Atividade agrária e proteção ambiental”, “Responsabilidade pressuposta”, “Morrer e suceder”, “Direito das sucessões e “O ensino jurídico e a produção de teses e dissertações”, dentre outras.

Notas________________

1 HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. “Atividade agrária e proteção ambiental: Simbiose possível”. São Paulo: Cultura Paulista, 1997.

2 HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. “Responsabilidade pressuposta”. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

3 HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. “Morrer e suceder: Passado e presente da transmissão sucessória concorrente”. 2ª edição, revisada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

4 HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes; CAHALI, Francisco José. “Direito das sucessões”. 5ª edição, revisada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

 HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes; SELES, Ada Santos; PINTO, Roseli Carlos; PINTO, Rosemeire Carlos. “O ensino jurídico e a produção de teses e dissertações”. Coordenadora: Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.