Oposição vai pedir abertura de inquérito no STF para investigar Bolsonaro por violação de sigilo e obstrução de Justiça

24 de junho de 2022

Compartilhe:

A oposição no Senado vai pedir a abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente Jair Bolsonaro por violação de sigilo e obstrução de Justiça.

Gravação feita pela Polícia Federal, e revelada pelo repórter Bruno Tavares, da TV Globo, mostra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro conversando com uma filha no dia 9 de junho. Ribeiro disse que Bolsonaro ligou para ele afirmando ter “pressentimentos” de que haveria uma operação de busca e apreensão na casa do ex-ministro.

O Ministério Público Federal afirmou à Justiça que vê na conversa de Ribeiro um indicativo de interferência de Bolsonaro nas investigações.

A operação de fato ocorreu, nesta quarta-feira (22). Ribeiro chegou a ser preso, mas foi liberado no dia seguinte. Ele é suspeito de fazer parte de esquema que liberava verbas da pasta para projetos em municípios em troca de propina.

“Vamos pedir ao STF a abertura de inquérito por violação de sigilo e obstrução de Justiça diante dessa informação de que Bolsonaro ligou para Milton Ribeiro e falou sobre possibilidade de busca e apreensão na casa do ex-ministro da Educação”, disse ao blog o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

CPI do MEC

Segundo o senador Renan Calheiros (MDB-AL), a informação é “gravíssima” e mostra o “presidente atuando para atrapalhar uma investigação em benefício de seu ex-ministro e dele próprio”.

Renan disse que a gravação feita pela Polícia Federal mostra a importância de se criar a CPI do MEC o mais rápido possível para investigar as irregularidades no uso da verba pública e também a eventual participação do presidente em tentar obstruir a investigação.

Randolfe, autor do requerimento de criação da CPI do MEC, disse que as novas informações do caso tornam essencial instalar a comissão e começar as investigações, até para evitar que o governo interfira de vez nas apurações em curso e tente evitar que elas sejam concluídas.

Randolfe diz já ter conseguido as assinaturas necessárias e vai protocolar o requerimento de pedido de criação da CPI do MEC na próxima semana.

Publicação original: G1