Edição 153
Ordem do Mérito Judiciário Militar – Jornalista Orpheu Salles e Desembargadora Leila Mariano são homenageados no STM
23 de maio de 2013
Da Redação
No início do mês de abril, o Superior Tribunal Militar (STM), sob a presidência do Ministro General de Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, realizou mais uma cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário Militar.
A comenda foi criada em 1957, para celebrar os 150 anos da Justiça Militar da União, fundada em 1o de abril de 1808, e destina-se a agraciar integrantes da Casa, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram reconhecidos serviços à Justiça Militar.
A Ordem tem os seguintes graus: Grã-Cruz, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.
De acordo com o STM, neste ano foram indicados para a medalha da OMJM, no grau mais elevado (Grã-Cruz), o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e os ministros do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, Rosa Weber e Teori Zavascki.
Ao lado de renomadas autoridades do cenário jurídico e político nacional e de personalidades da sociedade civil, o jornalista e editor da Revista Justiça & Cidadania, Orpheu Salles, foi condecorado, assim como a Desembargadora Leila Mariano, presidente do TJRJ, com a Ordem do Mérito Judiciário Militar no grau de Alta Distinção.
O evento marcou as comemorações dos 205 anos da Justiça Militar da União, completados em primeiro de abril, e aconteceu na área externa do Edifício Sede do Superior Tribunal Militar, em Brasília, reunindo cerca de 200 pessoas, entre homenageados e convidados.
(Com informações da Ascom/STM)