Parcerias para ampliar o conhecimento

3 de novembro de 2022

Tiago Santos Salles Editor-Executivo

Compartilhe:

Em outubro, o Instituto Justiça & Cidadania e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) firmaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de difundir, entre a magistratura e os demais operadores de Direito, os conhecimentos produzidos por professores e alunos da Escola.

Um dos desdobramentos do acordo você acompanha já a partir dessa edição da Revista JC, com o lançamento do Espaço Enfam, no qual serão divulgados os trabalhos desenvolvidos no âmbito da primeira turma do mestrado profissional em Direito e Poder Judiciário, inaugurado pela Escola em 2020.

“Um mestrado totalmente lastreado em experiências empíricas de cada magistrada e magistrado aluno, deixando de lado teses estritamente teóricas, muitas das vezes inaplicáveis na prática, para dar lugar a teses empíricas, resultado da prestação jurisdicional nas diversas regiões do nosso imenso Brasil”, descreve no artigo de estreia do Espaço a equipe pedagógica da Enfam.

Nas próximas edições, os próprios magistrados alunos da escola terão a oportunidade de apresentar de forma resumida seus trabalhos de conclusão, compartilhando com toda a comunidade jurídica os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Saudada pelo Diretor-Geral da Enfam, Ministro Mauro Campbell Marques, como uma oportunidade para difundir conhecimento e atualizar os magistrados de todo o Brasil por meio do acesso ao que é produzido na Escola, a cooperação não se encerra na publicação dos artigos. Abre possibilidades para a produção de novos conteúdos conjuntos e os alunos e professores da Enfam passam também a receber nossas edições digitais em primeira mão, a exemplo de outros convênios já firmados pela Revista com OAB, Ajufe, AMB, Conamp e outras importantes entidades jurídicas do País.

Leia nessa edição – Destacamos como matéria de capa a entrevista concedida pelo novo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Lelio Bentes, que fala sobre os planos de sua gestão e avalia os efeitos da última reforma trabalhista, com a perspectiva histórica de cinco anos, completados em setembro, de vigência das novas regras.

Confira ainda a cobertura completa do Seminário New Trends in Commom Law, nova rodada do ciclo de Estudos Comparados de Direito Internacional, realizado em outubro no Reino Unido, a partir da parceria do Instituto JC com a Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Institute of Advanced Legal Studies (IALS) da Universidade de Londres. Durante quatro, magistrados e especialistas brasileiros e britânicos debateram as tendências de temas relevantes como tributação internacional, Economia e Direito Digital.

Saiba também como foi o evento no Rio de Janeiro que homenageou os ministros do TCU Bruno Dantas (presidente em exercício), Jorge Oliveira e Vital do Rêgo, além do diretor jurídico da Gerdau, Fábio Spina. Em rápida conversa com a Revista, o Ministro Jorge Oliveira falou sobre o contínuo processo de aperfeiçoamento da Corte de Contas, que hoje, para além de julgar e punir, busca se posicionar como parceiro dos gestores públicos brasileiro.

A Revista JC de novembro traz ainda vários outros artigos de opinião sobre temas como a interiorização da advocacia, a luta pelo fim da violência de gênero, os limites da liberdade de expressão, os reflexos da LGPD na Saúde pública e muito mais.

Aproveite a leitura!