Robô Migrador 4.0 concorre ao Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial

22 de setembro de 2021

Compartilhe:

Ferramenta tecnológica realiza migração de processos em meio físico para processos eletrônicos

O Robô Migrador 4.0, ferramenta desenvolvida pelo Judiciário paraense, é um dos finalistas ao Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial, na categoria Inovação Tecnológica. A iniciativa visa incentivar projetos inovadores em tecnologia, gestão e novas metodologias no âmbito do ecossistema de Justiça, assim como soluções criadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

A entrega da premiação será realizada no dia 5 de outubro, em Brasília (DF), durante a 5ª edição do Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o ecossistema de Justiça (Expojud), e terá a participação do secretário de Informática do TJPA, Diego Leitão e do coordenador de Aplicações do TJPA, Rodrigo Medeiros, que geriu o projeto. O congresso é online, gratuito, e ocorre de 5 a 7 de outubro. Inscrições AQUI.

Robô Migrador 4.0

Desenvolvida pela Coordenadoria de Aplicações da Secretaria de Informática do TJPA, o Robô Migrador 4.0 é uma ferramenta tecnológica de migração de processos em meio físico para processos eletrônicos, que opera como um robô que lê, particiona, compacta, converte, assina e exporta os arquivos digitalizados e indexados, referentes a processos do Sistema Libra, para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). O robô tem a perspectiva de fazer até 5 mil migrações diárias.

A ferramenta confere agilidade para um dos processos complexos da digitalização, que é a fase da migração. Os robôs funcionam como programas de computador e são capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Eles realizam os processos de fragmentação e migração, que antes eram feitos manualmente. Os robôs têm a responsabilidade de realizar os processos de captação, particionamento, inclusão ao PJe, assinatura e colocação das certificações nos sistemas processuais, como o Libra.

A ação está alinhada ao macrodesafio de Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional do Plano de Gestão do biênio 2021/2023, que tem à frente a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, presidente do TJPA.

A premiação

O prêmio, que é uma iniciativa do Judiciário Exponencial com apoio do Instituto de Administração da Universidade de São Paulo, destaca cases de sucesso e profissionais com perfil empreendedor em suas instituições, em seis categorias: Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Enfrentamento da Crise, Laboratórios de Inovação, Liderança Exponencial e Executivo de TI Inovador.

Na categoria Inovação Tecnológica, as iniciativas concorrentes são voltadas ao fornecimento de informações e serviços para a sociedade ou externos à instituição. As práticas melhoram os serviços prestados em benefício da comunidade.

Todos os projetos submetidos passaram por três fases antes de chegar à final: Conferência quanto à presença de material explicativo; avaliação de todos os projetos pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo FIA-USP e análise com especialistas em governo. Para votar em um dos finalistas, é necessário que as pessoas estejam inscritas no Expojud. inscrições pelo site.

Conheça os finalistas na categoria:

Bel – Assistência Virtual Eleitoral (TRE-ES)

Ferramenta de Agendamento online (DPE-BA)

Justifica Brasil (TRE-ES)

Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro – PDPJ-Br (CNJ)

Robô da ficha limpa (MPMS)

Robo Migrador 4.0 (TJPA)

Toth (TJDFT)

Publicação original: TJPA