Desde seu lançamento, em 2012, o projeto Conversa com o Judiciário já promoveu mais de 80 encontros, no Brasil e no exterior, para aprofundar o debate sobre temas jurídicos controversos entre magistrados, juristas e diferentes setores econômicos.

Por meio dessa iniciativa do Instituto Justiça & Cidadania, instituições financeiras, operadoras de planos de saúde, concessionárias de serviços públicos e várias outras empresas e entidades já tiveram a oportunidade de conversar com ministros de tribunais superiores, desembargadores e juízes sobre temas sensíveis que impactam toda a sociedade. Sempre com o objetivo de ajustar os procedimentos empresariais às mais recentes decisões dos tribunais. O que, no curto e médio prazos, promove o fortalecimento da imagem das empresas junto ao Poder Judiciário e perante toda a sociedade.

As edições do projeto são customizadas de acordo com a natureza do tema e com o formato de debate idealizado pelas empresas ou entidades, incluindo colóquios, seminários, talk shows e webinars.

Confira abaixo como foram algumas edições recentes.

Conversa com o Judiciário

Desafios do Direito do Trabalho

A Presidente do TST, Ministra Maria Cristina Peduzzi, e a Presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Juíza Noemia Porto, foram as convidadas do webinar “Desafios do Direito do Trabalho”, realizado por Justiça & Cidadania com apoio da Qualicorp e da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Reflexos do Provimento CNJ/97 nas atividades econômicas

Para debater o impacto de recentes provimentos do CNJ na atividade registral, o Instituto de Protestos e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), em parceria com Justiça & Cidadania, promoveram webinar com a participação do Ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro.

Impactos da covid-19 no Agronegócio

O Ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva foi o convidado do webinar “Impactos da covid-19 no Agronegócio”, realizado pela Revista Justiça & Cidadania, com apoio da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB.

A Reforma Trabalhista e os impactos no Setor Imobiliário

Para discutir as modalidades de contratação regulamentadas em 2017, Justiça & Cidadania promoveu em dezembro daquele ano o seminário “A Reforma Trabalhista e os Impactos no Setor Imobiliário”. Com o apoio de Itaipu Binacional, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ) e da Caixa, o evento foi realizado no auditório do TST, com a participação de vários ministros da Corte, incluindo o então presidente, Ministro Ives Gandra Martins Filho.

Incorporação Imobiliária na perspectiva do Poder Judiciário

Realizado por iniciativa do Instituto Justiça & ­Cidadania e do STJ, com a correalização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do ­Senai Nacional, com apoio da Itaipu Binacional e da Caixa, o Seminário promoveu a discussão sobre temas importantes para alcançar a difícil harmonia entre os interesses de todos os envolvidos no mercado imobiliário.