Entrar

Esqueci minha senha

Cadastro


27
abr2015

Estreia programa de TV produzido pelo STJ

Compartilhar com

Captura de Tela 2015-04-27 às 12.51.50O Programa de TV Antes & Depois da Lei, produzido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), teve sua estreia no último dia 28 de março, na rede de televisão Record News. Resultado de acordo de cooperação considerado inédito entre uma emissora comercial e um tribunal, o programa será veiculado pelo canal todos os sábados e domingos, às 19h. 

O contrato entre a rede de televisão e o STJ foi oficializado no último dia 25, em cerimônia que contou com a presença de ministros da Corte e de representantes da emissora. “É um momento histórico para o tribunal”, lembrou o presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, ao destacar que a parceria não terá custos aos cofres públicos. Falcão ressaltou ainda que a veiculação do quadro na grade de programação da Record News amplia o acesso da sociedade ao trabalho do Poder Judiciário. “Sem dúvida é um momento histórico para a Justiça e para a TV brasileira.”, disse o ministro.

Em novembro do ano passado, já havia sido exibido na TV Justiça um programa sobre as leis que mudaram a vida dos brasileiros nos últimos 25 anos, com boa repercussão. Após o acordo recém firmado com a Record News, o alcance do conteúdo será ainda maior (e sem custos adicionais para o tribunal). Pesquisa realizada pelo Ibope, em 2014, mostrou que 35,2 milhões de pessoas das 15 maiores regiões metropolitanas do País sintonizaram a emissora paulista de televisão aberta. A empresa de pesquisa indicou ainda que a Record News já se tornou líder de audiência entre os canais de notícias na TV fechada, à frente das concorrentes diretas Globonews e Band News.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social do STJ, o objetivo é fazer que um número maior de telespectadores que vivem tanto no Brasil quanto no exterior (já que a programação da Record News é transmitida em países da Europa e da África) amplie seus conhecimentos em relação às leis brasileiras e de como elas são aplicadas pelo Tribunal da Cidadania.

Os telespectadores podem se conectar enquanto assistem ao programa baixando um aplicativo no smartphone ou tablet – ou usando, ainda, o leitor de QR Code. Assim, é possível visualizar os textos das leis, assistir na íntegra a todas as entrevistas, interagir com os entrevistados nas redes sociais, baixar a versão para rádio e acessar links relacionados aos assuntos em pauta no programa. Serão apresentadas, também, no decorrer da exibição do Antes & Depois da Lei, informações na parte inferior da tela sobre decisões do STJ relacionadas ao tema do programa. A ideia é abordar, semanalmente, um novo assunto ao longo dos 25 minutos de exibição, utilizando linguagem simples e dinâmica.