Os frutos das conversas

7 de abril de 2022

Compartilhe:

Algo que aprendi a valorizar em anos de trabalho com publicações e eventos jurídicos é o poder das conversas e da troca de ideias. Não consigo nem contar todas as vezes em que, ao colocarmos para conversar em ambiente franco e colaborativo os atores de situações jurídicas complexas, vimos surgir boas ideias para aperfeiçoar o sistema de Justiça, fortalecer os direitos da cidadania e também para melhorar o ambiente de negócios. 

Essa é a essência do sucesso do Conversa com o Judiciário, programa que após 12 temporadas e mais de 120 episódios continua dando seus frutos. São encontros que entregam o que prometem, pois no solo fértil da multiplicidade de olhares sempre florescem as boas ideias – como você leitor poderá conferir nesse número da revista, nas reportagens sobre edições recentes do projeto em São Paulo e no Rio. 

O contexto é de rápidas transformações e o Direito precisa se movimentar de forma igualmente ligeira para acompanhá-las, como bem pontuou numa dessas edições do Conversa o Ministro Luiz Fux: “Não podemos nos dar ao luxo do absenteísmo intelectual”, pois “somente o sol, a lua e as estrelas continuam brilhando tal qual na criação do universo, já o Direito está em constante mutação, porque é instrumento da vida e da esperança”. 

Confira ainda nessa edição da Revista a conversa que tive, ao lado do Ministro Luis Felipe Salomão, Presidente do nosso Conselho Editorial, com o novo Presidente do Conselho Federal da OAB, o velho amigo Beto Simonetti, que nos falou sobre os planos de manter a Ordem com um olho focado nas questões corporativas dos advogados e o outro atento à defesa da nossa democracia. Leia ainda em Justiça & Cidadania de abril a entrevista na qual celebramos os 90 anos da nossa grande referência, o Presidente de Honra do nosso Conselho e Chanceler da Confraria Dom Quixote, o eterno Senador Bernardo Cabral. 

Dentre os outros destaques da edição está o balanço que a Ministra Maria Cristina Peduzzi – integrante do nosso Conselho Editorial – faz de sua gestão à frente do TST, período no qual enfrentou com competência e desassombro os desafios impostos pela pandemia e pelas rápidas transformações das relações trabalhistas. Confira também a cobertura da recondução à Presidência da Comissão de Estudos Constitucionais do CFOAB de outro ilustre membro do nosso Conselho, o eterno bâtonnier Marcus Vinicius Furtado Coêlho.  

Leia ainda na Revista Justiça & Cidadania de abril as análises de magistrados, juristas e especialistas sobre temas urgentes e relevantíssimos da agenda jurídica nacional, como as discussões sobre Direito Digital, reforma tributária, constitucionalidade do fim das horas extras para teletrabalhadores, homologação de acordos sobre subtração internacional de menores e muito mais.  

Registro – Os Tribunais Regionais Federais da 1ª e da 3ª Região estão sob nova direção para o biênio 2022-2024. Em solenidade realizada em março, tomaram posse para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Regional da Justiça Federal do TRF3, respectivamente, os desembargadores federais Marisa Ferreira dos Santos, Antonio Carlos Cedenho e Luiz de Lima Stefanini. No TRF1, tomam posse em abril, para os mesmos cargos, respectivamente, os desembargadores federais José Amilcar Machado,  Ângela Maria Catão Alves e Mônica Jacqueline Sifuentes. Aos novos dirigentes desejamos muito sucesso na administração das Cortes e o êxito das grandes realizações.