Edição

Ajufe participa do I Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação

9 de julho de 2021

Compartilhe:

A primeira semana de junho de 2021 foi marcada pelo Primeiro Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário. O evento – 100% virtual – lançou uma plataforma para que os laboratórios expusessem os seus cases, compartilhassem experiências e explorassem novas possibilidades.

Os Laboratórios de Inovação são espaços de colaboração, onde a criatividade é utilizada como ferramenta para explorar novas ideias, novas metodologias e novas formas de pensar.

Apesar da Ajufe não ter um laboratório, a Associação é pioneira no quesito inovação e inspirou a criação de espaços inovadores na Justiça Federal. Além disso, desde 2016, com a realização do Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica (Fonage), a Ajufe tem promovido debates, compartilhamento de experiências e práticas inovadoras. Ao lado dessa iniciativa, surgiu também o Prêmio Ajufe Boas Práticas de Gestão, cujo objetivo é identificar, valorizar e disseminar as experiências exitosas realizadas na Justiça Federal, além de estimular uma gestão participativa e eficiente do Poder Judiciário por meio da difusão de tais medidas.

Na abertura do evento, o Presidente da Ajufe, Juiz Federal Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, destacou a contribuição da Justiça Federal na eficiência e inovação do Poder Judiciário. “Quando a gente fala em inovação no Poder Judiciário é sempre interessante citar o excelente trabalho da Justiça Federal na busca da eficiência, que envolve também a otimização de recursos. Vivemos uma era de escassez orçamentária, com o teto de gastos, e a Justiça Federal se reinventou buscando as soluções dentro da capacidade de seus servidores e seus juízes. Temos demandas de massa, principalmente nos nossos juizados especiais federais, e sem as soluções que a inovação nos traz, que os centros de inteligência nos trazem, não seríamos capazes de dar conta desse trabalho”, avaliou.

E-labs – Durante a semana, ocorreram três turnos repletos de conteúdo, formação, desenvolvimento e mentoria preparados pelo Superior Tribunal de Justiça, pelo Conselho Nacional de Justiça, pelo Tribunal Regional Federal da 3a Região, pela Justiça Federal Seção Judiciária de São Paulo e pelo Judiciário Exponencial.

Os temas abordados foram os laboratórios de inovação tecnológica, Judiciário 5.0, validação ético-jurídica de modelos de inteligência artificial pelos laboratórios de inovação, inovação aberta e contratação pública, experiência do usuário, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, gestão de dados, futuro da tecnologia, entre outros.

A Ajufe teve um espaço próprio no Pavilhão 2 da exposição, com vídeos, fotos, a trajetória histórica do Fonage e da inovação promovida pela Associação. O estande virtual obteve tamanho sucesso que levou a Associação à quarta edição do ExpoJud, o maior Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça do Brasil, realizado também no formato on-line, no fim de junho.

*Com informações da Associação dos Juízes Federais do Brasil.