Grafites colorem as comemorações dos 130 anos do STF e dos 200 anos da Independência do Brasil

1 de junho de 2022

Compartilhe:

Quem passou pela Praça dos Três Poderes no último dia 17 de maio testemunhou um aquecimento das atividades que o Instituto Justiça & Cidadania prepara, em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF), para homenagear os 200 da Independência do Brasil e fechar as comemorações dos 130 anos de criação da Corte. Reunidos na Praça pelo Instituto, 11 artistas visuais de todas as regiões do Brasil grafitaram naquele dia os painéis que vão ilustrar a cartilha “Liberdades”.

Voltada ao público infanto-juvenil, a publicação trará resumos dos artigos de ministros do STF sobre 11 diferentes aspectos da liberdade – como a liberdade de ir e vir, a liberdade religiosa e a liberdade de expressão. A cartilha será distribuída, em formato impresso e digital, às escolas de Ensino Médio de todo o País.

A cartilha e a versão principal da obra – com os artigos completos dos ministros, em fase de revisão – serão lançadas no segundo semestre.

Coordenada pelo grafiteiro e rapper carioca Fael Tujaviu, a pintura dos painéis foi acompanhada pelo público e visitada, em momentos diferentes do dia, pelo Presidente do STF, Ministro Luiz Fux, e pelo Ministro Luís Roberto Barroso – ambos membros do Conselho Editorial da Revista Justiça & Cidadania.

Após conversar com todos os artistas e procurar saber mais sobre cada um dos trabalhos, o Ministro Barroso postou no Instagram uma foto na qual posava ao lado da obra que ilustra “A liberdade de escolha e a liberdade sexual”, tema do artigo de sua autoria, grafitada pela artista visual Juliana Fervo. Na legenda, registrou: “Ser gay não é uma escolha livre, mas um ato da vida. Um destino. Uma vontade da criação. Não à homofobia!”.