25 anos da Revista Justiça & Cidadania

3 de maio de 2024

Compartilhe:

Neste ano, a Revista Justiça & Cidadania vai completar 25 anos de criação e a sua Direção – à frente, o Editor-Executivo Tiago Santos Salles – promove uma Edição Comemorativa. Percorri o tempo que já vai longe e me reencontrei com Orpheu Salles, criador da Revista, e que mantinha o seu lema, ética, dignidade, moralidade, justiça e liberdade de imprensa.

Se imaginarmos o quanto lutou Orpheu por todo esse lema – ele que foi preso ao tempo da ditadura militar, na prisão de um navio – veremos que a Revista tem mais do que razão em dar à lume esta edição, sobretudo porque o país passa por turbulências políticas, o que indica a necessidade de ser construída uma ponte de harmonia através do “rio” de certa desunião, de determinados desencontros, uma vez que a situação emergente demonstra que a atividade política militante, não mais é movida exclusivamente pelo mérito, pois se entrelaçam, com este último, desejos circunstanciais que não se coadunam com a cidadania. Os tentáculos da corrupção conseguiram atingir os três Poderes, fazendo com que alguns dos seus integrantes – como brada a imprensa – sejam convivas do triste banquete da dilapidação do erário.

Ora, o ideário da Revista Justiça & Cidadania, nestes 25 anos de existência, foi combater a corrupção, ressaltar a moralidade, defender a Justiça e não se afastar da ética, que é a base de toda regra de convivência política. 

A Nação precisa continuar empenhada em reencontrar os caminhos da sua grandeza. E para isso se faz necessário que nos voltemos todos para a sua reconstrução política, fincando raízes no subsolo da nossa nacionalidade, alcançando a sua estrutura econômica e política, pois um país só se mantém erguido nos braços da soberania do seu povo. E soberania não tem preço, por mais alto que seja o valor que por ela pretendam oferecer. 

Mais ainda: que nenhum país será grande, nenhuma nação conseguirá se desenvolver, se não for protegida e estimulada por uma imprensa livre. Uma imprensa controlada pelo Estado ou pelas elites dominantes pode permitir a eclosão de não apenas uma, mas duas ou várias ditaduras numa mesma região.

A Revista Justiça & Cidadania, ao longo de toda a sua atuação, sempre demonstrou que a grande verdade é que uma nação onde a imprensa não é livre, é uma nação onde o medo prevalece sobre a esperança, o ódio subjuga a amizade e a vida perde o ânimo de ser vivida.

Por tudo isso, esta Revista criada pelo saudoso Orpheu Salles é um painel evocativo de uma existência dedicada ao seu país e ao sonho de construção de uma sociedade efetivamente democrática. O sonho se transformou em realidade, pela coragem, destemor e idealismo do seu filho que não faz uso da palavra omissão, esse subproduto do nada e do não: Tiago Santos Salles.

25 anos. Parabéns à história!

Orgulho ser presidente de honra do seu Conselho Editorial.

Conteúdo relacionado: