Edição

Justiça e Cidadania em movimento

8 de novembro de 2019

Compartilhe:

Em outubro, realizamos mais uma edição do Troféu Dom Quixote de La Mancha, a 29a, com absoluto sucesso. Mais uma vez, o Supremo Tribunal Federal abrigou a cerimônia oficial de entrega das láureas, ocasião em que nós, da Confraria Dom Quixote e da Revista Justiça & Cidadania, pudemos prestar merecidas homenagens às personalidades escolhidas para receber essa distinção, além de prestigiar aqueles que foram agraciados com o Troféu Sancho Pança e com a Medalha do Mérito Justiça & Cidadania.

Somos imensamente gratos pela oportunidade de continuar a promover esta premiação que foi concebida e concretizada por Orpheu Salles. Era um sonho de nosso saudoso editor-executivo que hoje levamos adiante, também como forma de relembrar suas realizações e ensinamentos sobre o valor da amizade. Deste modo, podemos encontrar mais um caminho para cultivar nosso relacionamento de respeito e apreço pelos membros do Poder Judiciário e dos  demais setores do Poder Público e da sociedade civil.

É também com sentimento de gratidão que relembramos o ensejo que tivemos de, em 2010, entregar o mencionado Troféu a Lázaro de Mello Brandão. Registramos aqui nossa despedida deste que foi um dos mais destacados “Quixotes”. Profissional e ser humano do mais alto grau de hombridade e um dos mais importantes nomes do mercado financeiro no País, que ajudou a fazer do Bradesco um gigante entre os bancos privados brasileiros.

Além da premiação, seguimos mantendo nosso intercâmbio com os diferentes órgãos do Poder Judiciário, principalmente no que se refere às oportunidades de trazer para as páginas da Revista a cobertura dos eventos que ocorrem em todo o País, e também fora dele. O ano está se encerrando, mas a agenda do Instituto Justiça e Cidadania segue movimentada.

Em novembro acontecerão dois eventos importantes: no dia 20, estaremos realizando o 2o Seminário Jurídico de Seguros, em parceria com a Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam), o Superior Tribunal de Justiça e a Confederação Nacional das Seguradoras. E, no dia 29, realizaremos o I Fórum da Magistratura e a Justiça 4.0, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Não termina aí, no comecinho de dezembro, dia 3, promoveremos mais uma programação focada no tema das soluções alternativas para solução de conflitos, com o I Seminário Medidas Extrajudiciais para Desjudicialização, também no Superior Tribunal de Justiça.

Estaremos acompanhando, ainda, o resultado das eleições para a presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros, cujo pleito foi marcado para ocorrer entre os dias 5 e 8 de novembro. E fica, desde já, a nossa promessa de trazer, na próxima edição, uma entrevista com o candidato eleito para o triênio 2020-2022.

Seguimos em movimento, mas, por ora, oferecemos uma edição repleta de artigos sobre os mais diferentes temas do Direito. Destacamos a reportagem sobre o 8o Congresso Virtual Nacional do Ministério Público, que apresenta as principais teses e moções premiadas no evento, que visa fomentar o debate sobre assuntos caros ao âmbito jurídico, possibilitando também a interação entre os membros do Ministério Público de diversas partes do País. Esperamos, como sempre, que tenham todos uma boa leitura.

Assine nossa newsletter e receba a nossa revista digital, em primeira mão, no seu e-mail

Voltar ao topo