Edição

Site da OAB-RJ está de cara nova

8 de julho de 2019

Compartilhe:

A

OAB-RJ estreou seu novo portal, mas o endereço continua o mesmo: www.oabrj.org.br. Com layout moderno, mais intuitivo e acessível,
ele oferece melhor experiência aos advogados do Rio de Janeiro e aos demais operadores do mundo jurídico. Uma das novidades é que ele é responsivo, se adapta automaticamente às plataformas mobiles, como celulares e tablets.

O objetivo do novo site é facilitar o acesso às informações e aos serviços importantes do dia a dia da advocacia. Por isso foi elaborado após análise das áreas mais acessadas na antiga página e das mudanças pelas quais a Internet passou nos últimos anos.

O presidente da seccional, Luciano Bandeira, acredita que o novo portal colocará de vez a advocacia na era digital. “Sabemos que a nossa classe trabalha cada vez mais pelo celular e é fundamental que os colegas possam ter acesso às informações e serviços de forma prática e descomplicada”, afirmou. O site também inaugura novo slogan da OAB-RJ: “Advocacia valorizada, cidadania respeitada”.

O diretor de Comunicação da seccional, Marcus Vinicius Cordeiro, reforça que o portal será um instrumento fundamental para ampliar o contato com a classe e melhorar a eficiência das divulgações. “Além disso, nossos órgãos internos poderão se relacionar melhor com a advocacia e com a sociedade”, comentou ele, que acrescentou: “Estamos elaborando o programa ‘OAB-RJ Debate’, no YouTube, que terá entrevistas sobre assuntos jurídicos, de áreas afins e de interesse da cidadania, além da divulgação das realizações e eventos da Ordem e um quadro interativo para ouvirmos a categoria e a sociedade, integrando as subseções”.

Para o gerente de Comunicação da OAB-RJ, o jornalista Marcelo Moutinho, a acessibilidade é uma das grandes novidades do portal. Ele destaca que a última grande reformulação do site foi feita em 2010. “O celular é a principal forma de acesso à Internet no País e o site anterior não se adaptava aos dispositivos móveis. Criamos um site totalmente responsivo, que facilitará o compartilhamento de informações pelas redes sociais, por exemplo”, disse.

Banco de oportunidades  O menu principal está dividido em dez categorias: Institucional, Escola Superior de Advocacia (ESA), Eventos, Exame de Ordem, Serviços, Prerrogativas, Anuidade, Notícias e Contatos. A décima categoria é o Advoga, plataforma online para um banco de vagas em que advogados, estagiários e escritórios de advocacia poderão se inscrever para divulgar vagas e currículos. O serviço está em fase final de construção e estará hospedado no site quando estiver em pleno funcionamento.

Em todas as páginas, o “Acesso Rápido” concentra os serviços mais buscados pela advocacia, como Fique Digital, Tabela de Honorários e de Anuidades, Inscrição nos quadros e Busca de Inscritos. Os links para os canais da OAB-RJ no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube estão destacados. Nesse último, foi iniciada uma série de vídeos curtos com dicas de Direito do Consumidor.

Na nova seção “Colunistas”, quatro advogados que são referências em suas áreas se revezarão semanalmente para debater temas relevantes que têm reflexos na sociedade. Já estão confirmados os nomes de Gustavo Tepedino, Vânia Aieta e Henrique Maués.

A newsletter também passou por reformulação completa. A antiga Tribuna do Advogado Digital passa a se chamar OAB-RJ Digital, mas continuará sendo enviada duas vezes na semana. Às segundas-feiras, os advogados recebem pelo email cadastrado a agenda dos eventos que serão realizados pela seccional nas duas semanas seguintes. Já às sexta-feira, é enviado o boletim com as principais notícias daquela semana. É só se inscrever no site.