Dez anos do Instituto Justiça & Cidadania

9 de abril de 2019

Compartilhe:

Após dez anos de bem sucedidos projetos editoriais, consultorias e eventos para fortalecer o Poder Judiciário e a democracia, o Instituto Justiça & Cidadania conquistou credibilidade e reconhecimento no mundo jurídico. Temos muito orgulho das realizações e das sólidas parcerias que firmamos nesse período, e não é para menos. Hoje o Instituto JC mantém convênios com tribunais superiores, tribunais estaduais, escolas de formação e as mais importantes entidades de representação das carreiras jurídicas.

Temos muito a comemorar, mas não temos tempo a perder. Como bem definiu a poetisa, educadora e diplomata chilena Gabriela Mistral, agraciada com o Nobel de Literatura em 1945, “a experiência é um bilhete de loteria comprado depois do sorteio”. Com tantas e tão velozes transformações em curso em todos os setores da vida humana, já não mais podemos esperar resolver novos problemas com antigas soluções. Ao menos, quando devidamente combinada com o desejo de inovar, a experiência acumulada pode servir como plataforma de lançamento para voos ainda mais altos.

O ano de 2019 promete nesse sentido. Apenas no primeiro trimestre, além de edições memoráveis da Revista JC, já lançamos livros e exposições comemorativos pelos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia (leia na página 29) e pelos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça. No plano internacional, realizamos nos Estados Unidos nova etapa do I Ciclo de Direito Comparado, o V Encontro de Magistrados Brasil-EUA (leia na página 10). Agora em abril estamos empenhados na realização do VIII Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), uma correalização com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para aprofundar o debate sobre as mais modernas técnicas de mediação e conciliação judicial.

Que venha muito mais trabalho por aí. Ciosos da credibilidade acumulada ao longo dos anos, porém abertos ao novo, seguiremos em frente em busca de novos amigos, parcerias e oportunidades. Vida longa e próspera ao Instituto JC!

Nesta edição – A Revista Justiça & Cidadania de abril traz as coberturas do 116o Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça e da posse do novo Conselho Federal da OAB. No Seminário Transparência e Combate à Corrupção, realizado no Rio de Janeiro, registramos o debate franco, entre Poder Judiciário e Ministério Público, sobre a recente decisão do STF que manteve na Justiça Eleitoral a competência para julgar crimes federais conexos aos eleitorais. Transcrevemos os melhores momentos das participações do Presidente do STF e do CNJ, Ministro Dias Toffoli, e da Procuradora Geral da República, Raquel Dodge.

Leia também as entrevistas com o Presidente do STJ, Ministro João Otávio de Noronha, sobre as medidas tomadas para promover igualdade de gênero no quadro funcional da Corte, e com o professor de Direito Penal Thiago Bottino sobre plea bargain, a modalidade de acordo penal incluída no pacote anticrime enviado ao Congresso pelo Ministro da Justiça, Sérgio Moro.

A edição 224 apresenta ainda artigos dos nossos parceiros e colaboradores sobre temas palpitantes como a reforma da Previdência, os direitos dos povos indígenas, a reforma do Código Comercial, a Medida Provisória que restringiu as possibilidades de receita dos sindicatos e muito mais.

Boa leitura!

Assine nossa newsletter e receba a nossa revista digital, em primeira mão, no seu e-mail

Voltar ao topo