Utopia para nos levar adiante

10 de maio de 2020

Compartilhe:

A Revista JC comemora 21 anos, em maio, sob nova direção. Após quase duas décadas de inestimáveis serviços prestados, o inigualável Bernardo Cabral – que foi relator-geral da Constituição de 1988, Senador da República, Ministro da Justiça e Presidente da OAB – compartilha a presidência do Conselho Editorial com o ilustre Ministro Luis Felipe Salomão. Cabral mantém os cargos de Presidente de Honra do Conselho e Chanceler da Confraria Dom Quixote.

Para marcar essa nova etapa, destacamos na capa a entrevista na qual o Ministro Salomão fala sobre o desafio de também estar à frente do Conselho, analisa o papel do Poder Judiciário durante a quarentena e prevê uma “enxurrada de processos” quando os tribunais forem reabertos ao público. Apesar de todas as dificuldades no horizonte, ele se mostra otimista.

Ao falar sobre o desafio de levar adiante o sonho do nosso fundador, meu saudoso pai Orpheu Salles, Salomão citou o conceito de utopia do escritor uruguaio Eduardo Galeano: “Para que serve a utopia? Ela está no horizonte. Sei muito bem que nunca a alcançarei. Se caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual é sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar”.

Com 30 anos de magistratura, Salomão é um dos maiores conhecedores do Judiciário nacional. Ministro do STJ e do TSE, foi Promotor de Justiça, Juiz de Direito e Desembargador. É professor universitário, autor de diversos artigos e livros jurídicos, além de palestrante internacional. Coordenou as duas edições da Pesquisa da AMB “Quem somos. A Magistratura que queremos”, mais completo estudo já realizado sobre a magistratura nacional; e sempre é lembrado por ter presidido a Comissão de Juristas do Senado Federal que elaborou os anteprojetos das leis que ampliaram a arbitragem e criaram a mediação no Brasil. Sua presença à frente de nosso Conselho nos enche de orgulho.

Nessa edição – JC de maio traz ainda entrevista exclusiva com o Ministro do TST Alexandre Agra Belmonte, que comenta as MPs editadas pelo Governo para tentar conter os efeitos negativos da covid-19 no mercado de trabalho. Na seção Conversa com o Judiciário, apresentamos a cobertura completa do webinar que promovemos, com a participação do Ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva, para debater os impactos da covid-19 no agronegócio.

Justa, o espaço feminino da Revista, traz instigante artigo da escritora Mary del Priore sobre o desejo de autonomia e igualdade das mulheres. No Espaço CNJ, o Conselheiro André Godinho explica as resoluções do Conselho para ajudar o Judiciário a enfrentar a pandemia. No Espaço Ajufe, publicamos artigo de estreia do Presidente eleito da Associação dos Juízes Federais, Eduardo André de Brito Fernandes. Confira ainda a série de artigos assinados por juristas renomados, como o Desembargador do TJRJ Marco Aurélio Bezerra de Melo e a Presidente da AMB, Renata Gil, sobre o papel do Direito no momento difícil enfrentado pela humanidade.

Boa leitura!